Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco se torna Capital do Estado do Paraná durante a Inventum 2019

Solenidade de transferência de governo aconteceu nesta terça-feira (12), no Parque de Exposições

Em ato oficial com a presença do governador, Carlos Massa Ratinho Junior; do chefe da Casa Civil, Guto Silva; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; do prefeito Augustinho Zucchi; deputados estaduais; prefeitos do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina; lideranças regionais; lideranças locais; representantes de entidades; e a imprensa, Pato Branco se tornou, nesta terça-feira (12), a Capital do Estado do Paraná, quando toda a equipe governamental, com suas secretarias, transferiram suas atividades para o Parque de Exposições, onde está acontecendo a Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco.

O prefeito Augustinho Zucchi ressaltou que um governo não é feito somente de obras, mas também, de atitudes, sendo que a transferência da sede do Governo Estadual para Pato Branco demonstrou o respeito que se tem pela cidade. “Concretizamos a Inventum como uma Feira Nacional e nosso município como um polo de tecnologia e inovação. É um momento histórico, pois, transformar Pato Branco em Capital do Estado, é uma deferência que nos orgulha muito”, salientou.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior frisou que a Inventum já entrou no calendário nacional de eventos de inovação e que, estar em Pato Branco, é a oportunidade de desenvolver atividades no ambiente da ciência, tecnologia e inovação. “O objetivo do Governo do Estado é aproximar as equipes das demandas da população e estar nessa Feira é ter a chance de aprender, entender o mercado e as tendências. Parabéns Pato Branco por tanto contribuir para o desenvolvimento do Paraná”, ressaltou.

O chefe da Casa Civil, Guto Silva, afirmou que é uma honra trazer o governo para Pato Branco. “Por todo o seu potencial e constante evolução social e econômica, a transferência do Governo para cá é uma maneira de agradecermos por tudo o que o município tem realizado e pelo destaque que tem dado ao nosso estado”, disse.

O deputado estadual, Luiz Fernando Guerra, reforçou que Pato Branco é uma referência nacional em tecnologia e inovação. “Esse é um ato histórico, que nos deixa imensamente felizes. É valorizarmos quem tanto constrói, quem tanto faz. Parabéns para a Capital do Paraná”, destacou.

Pato Branco foi a quinta cidade do Paraná a receber a sede do Governo do Estado neste ano. A comitiva ficará no município até essa quarta-feira (13), quando o governador fará, ainda, liberação de recursos para os municípios.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece até 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateei; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários