Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Prefeitura e entidades parceiras organizam a Inventum 2017

 

As novidades da feira setorial já estão sendo definidas. Neste ano, a programação contará com a Campus Party Weekend

 

A terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, que acontecerá de 14 a 18 de outubro, contará com diversas atrações. Entre as novidades, destaque para a primeira Campus Party Weekend realizada na região Sul do Brasil, que trará a Pato Branco mais de 100 horas de programação, nos dias 14 e 15 de outubro. Para definir as atrações, o Município, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, promove encontros semanais com representantes das entidades parceiras da feira, às quartas-feiras, no Parque Tecnológico.

De acordo com o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, além da programação organizada pelo Instituto Campus Party, a Inventum 2017 terá competições de robótica nacionais, corrida de drones, competição de eficiência energética, concurso de aplicativos, participação de museus de ciência ainda não apresentados ao público de Pato Branco e região, além de videogames, cosplay, experiências com realidade virtual,  além de algumas surpresas para o público.

Também serão apresentados novos produtos desenvolvidos por empresas de tecnologia e estudantes de Pato Branco. “Outro ponto forte da feira será a apresentação de propostas inovadoras, feitas por alunos de todos os níveis, que já estão desenvolvendo projetos especialmente para a Inventum”, adianta Géri.

Em 2015, a Inventum recebeu mais de 60 mil visitantes, confirmando a representatividade da feira setorial na consolidação do ambiente tecnológico existente em Pato Branco. Para Géri, o principal objetivo da nova edição é disseminar a ciência e a tecnologia para a comunidade, com destaque para a produção de conhecimento e estímulo à inovação.

“Queremos que crianças e jovens possam se apaixonar por estudar e descobrir coisas novas. Quem sabe, dessas experiências surjam cientistas e empreendedores inovadores no futuro. Esperamos que, cada vez mais, a comunidade participe da Inventum, não somente como expectadora, mas também apresentando ideias, projetos e produtos”, destaca Géri.

Campus Party em Pato Branco

A notícia de que Pato Branco sediará a Campus Party Weekend movimentou as redes sociais no início de fevereiro deste ano, sendo destaque em jornais de abrangência estadual e nacional. O anúncio oficial foi feito pelo presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, e pelo prefeito Augustinho Zucchi, durante a abertura da Campus Party Brasil 2017, em São Paulo, no dia 31 de janeiro.

“Serão cerca de 70 conferências e mais de 15 workshops de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Também teremos palestrantes renomados de outros países, apresentando seus trabalhos”, adianta Géri, informando que a programação da Campus Party Weekend Pato Branco será detalhada num segundo momento, após o lançamento do evento.

Essa será a primeira vez que uma edição da Campus Party ocorrerá em uma cidade de médio porte, o que demonstra a representatividade do município no cenário tecnológico nacional e fortalece Pato Branco enquanto cidade inteligente. “Até agora, a feira aconteceu apenas em grandes centros, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Barcelona (Espanha), Cidade do México (México), Buenos Aires (Argentina), entre outros. Teremos, em Pato Branco, uma feira latino-americana e que pretende consagrar a cidade como referência tecnológica no País. Haverá um ganho imenso para todos os profissionais envolvidos, para os empresários, estudantes e economia local”, reforça Géri.

Nesse sentido, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, faz um convite especial a todos que queiram participar da Inventum 2017 e da Campus Party Weekend. “Quem visitar a feira compreenderá porque Pato Branco é considerada uma das cidades mais inteligentes do País, além de poder conhecer palestrantes e inovações de nível internacional, assim como as últimas novidades da tecnologia. Os visitantes se surpreenderão e se encantarão com o conteúdo da feira e, sobretudo, com a nossa cidade”, garante Zucchi.

As reuniões da comissão organizadora da Inventum 2017 acontecem às quartas-feiras, às 13h30, no Parque Tecnológico de Pato Branco. Estudantes e profissionais que queiram colaborar, participando ou dando alguma sugestão, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo (46) 3220 – 6080.