Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum recebeu edição da Campus Party


O final de semana da Inventum 2017 contou com a programação da Campus Weekend, o primeiro evento do Instituto Campus Party no Sul do Brasil

 

Neste final de semana, dias 14 e 15, a terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017 contou com a programação da Campus Weekend, o primeiro evento do Instituto Campus Party realizado no Sul do Brasil. Nos dois dias de realização, foram mais de 90 horas de conteúdo, com mais de 70 palestrantes nacionais e internacionais.

De acordo com o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, algo inédito, a realização da Campus Weekend em uma cidade de interior demonstra a representatividade da tecnologia e da inovação, que estão cada vez mais inseridas na sociedade, especialmente em iniciativas realizadas pelo setor público, como é o caso da Inventum e do ambiente existente em Pato Branco. “O prefeito Zucchi insistiu, apresentou Pato Branco e, hoje, compreendo que foi um grande acerto acreditar na força da feira, da cidade e da região”, reforçou.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a realização da Inventum e a parceria inédita com a Campus Party são uma grande conquista, e refletirão no futuro da cidade e da região. “Tudo o que acontece nas nossas escolas municipais, ou no Parque Tecnológico, está preparando a cidade para o futuro. A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das famílias, mas essa relação precisa ser estimulada e associada ao papel da inovação enquanto oportunidade. Um projeto como a Inventum e a Campus Party, compartilha conhecimento e desperta talentos”, enalteceu.

Programação da Campus

Entre os destaques da Campus Weekend, esteve o ator e cineasta norte-americano Paul Zaloom, o Beakman. Ele subiu ao palco da Sociedade Rural, onde aconteceram as apresentações dos palestrantes magistrais, na noite de sábado (14). Ao realizar suas (malucas) experiências com muito humor, Beakman interagiu com a plateia, convocando voluntários para ajudá-lo no palco. No segundo momento da apresentação, o ator tirou a sua fantasia e continuou a palestra, falando um pouco sobre a sua história, como começou a sua carreira.

Na manhã de domingo (15), foi a vez de Marcos Roberto Palhares, pioneiro no voo civil ao espaço, se apresentar. Ele, que é o segundo brasileiro a ultrapassar a estratosfera, motivou o público a não desistir dos seus sonhos, ao retratar um pouco das suas experiências como astronauta, como a viagem no ônibus espacial Atlantis, até a criação da Agência Marcos Pontes, onde ele trabalha com a venda de viagens extraordinárias para pessoas comuns.

Os influenciadores digitais Irmãos Piologo, também marcaram presença. Ricardo Piologo e Rodrigo Piologo são dois irmãos que, juntos, fazem sucesso no YouTube, com mais de 2 milhões de inscritos e mais de 238 milhões de visualizações. Unindo o sonho de Ricardo em se tornar um animador e o desejo de Rodrigo em desenvolver sua habilidade artística com desenhos, os irmãos usam e abusam da criatividade e do humor com suas animações na Internet, motivo pelo qual eles se tornaram referência.

Internet que democratiza

Entre os 70 palestrantes que passaram pelos 4 palcos da Campus Weekend, esteve Marcelo D’ Elia Branco, que abordou temas ligados à tecnologia e publicidade, mostrando que as duas áreas conversam constantemente no meio digital. Ele deixou claro que o futuro está na evolução das redes digitais e destacou o trabalho exercido pela publicidade nos canais da Internet. Segundo ele, a geração de informações no meio digital, também fará com quem os investimentos publicitários ultrapassem investimentos em televisão. “Nós, usuários digitais, estamos desconstruindo cada vez mais o modelo convencional de comunicação. Assim, a disputa do poder também está no controle das informações”, disse Marcelo, apoiando-se em relatos e fazendo um paralelo entre o passado e a atualidade.

Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento também possui edições em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul. Presente no Brasil há dez anos, a Campus recebe edições em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e, agora, Pato Branco – a primeira cidade do interior, no mundo, a receber o evento.

Inventum

A Inventum 2017 segue até quarta-feira, dia 18, das 08h30 às 22h. Assim como aconteceu nas edições anteriores, para participar das atividades da Inventum não há cobrança de ingresso e o acesso ao Parque de Exposições também é gratuito. Contudo, para assistir às palestras, é preciso se credenciar, gratuitamente, pelo site http://www.inventum.org.br – os participantes receberão certificação.

A praça de alimentação conta com 15 food trucks com ampla variedade de lanches, sendo que alguns estão pela primeira vez na região. Também há restaurante e lancheria para atender os visitantes.

Realização

A Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco são promovidas pelo Município de Pato Branco e pelo Instituto Campus Party, com apoio do Copel, Governo do Estado, Banco do Brasil, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Renault, Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Tecsul, Sebrae/PR, com co-realização da Ampernet, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação (NRE), FIEP, Sesi, Senac, Sindimetal, Viasoft, Bacell Tech, Metalúrgica CBS, Grupo Operação Especiais na Selva – Goes/Airsoft, Genkos, Geastro, Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Sudovalley, Vale Digital, Iapar, Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Irdes, Idetep, Proem, 4º ano do Curso de Administração – UTFPR-PB, Grupo PET – UTFPR-PB, Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ItecPB) e Parque Tecnológico Binacional.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários