Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum oportunizará volta ao passado com a Exposição Mundo Jurássico

Estarão na feira, em novembro, 25 réplicas de dinossauros, em tamanho real, com som e movimento

Uma verdadeira viagem no tempo, assim pode ser definida a Exposição Mundo Jurássico, mais uma das inovadoras atrações que estarão na Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, no Parque de Exposições, de 08 a 13 de novembro, e que possibilitará ao público, conhecer de perto as temidas espécies de dinossauros, em tamanho real, com som e movimento. Ao todo, são 25 réplicas, sendo duas de ovos de dinossauro, que aproximarão os visitantes das figuras pré-históricas. A exposição, que já percorreu mais de 50 grandes cidades brasileiras, ainda contemplará uma miniloja, com souvenirs exclusivos, réplica especial para fotografias e textos sobre a história da vida dos dinossauros.

A construção científica e educativa das réplicas, idealizada por um grupo de paleontólogos especialistas em dinossauros, do Instituto de Geologia da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), está em contínua revisão para incorporar os avanços tecnológicos que surgem a todo o momento. São feitas de esqueleto de aço reforçado, materiais elétricos e eletrônicos, preenchimento corporal com espuma de alta densidade, manualmente esculpidos e com aplicação manual de tripla camada de borracha de silicone, pintada com tinta a prova d’água. O trabalho de produção da exposição é da empresa Artbhz Produtora de Espetáculos e envolve técnicos especialistas em montagens de cenários cinematográficos, cenógrafos, museólogos e arquitetos.

Para a Inventum, a Exposição Mundo Jurássico trará 25 réplicas, na qual se destacam o “Tiranossauro Rex”, com 13 metros de comprimento e 6 metros de altura, que foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje, com 1.300 kg; o Espinossauro, com 13 metros de comprimento e 5 metros de altura, sendo uma das estrelas do filme Jurassic Park 3; bem como, o Braquiossauro, espécie de dinossauro que viveu durante o fim do período jurássico. E, para completar essa incrível experiência, também estarão presentes na feira, uma réplica especial que pode ser montada para fotografias, além de uma área interativa.

Experiência única

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressalta que a Exposição Mundo Jurássico, certamente, é uma das mais esperadas na Inventum. “É um cenário que propiciará aos visitantes a sensação de viajar no tempo e conhecer o habitat natural destas figuras pré-históricas, que surpreendem e encantam, não somente crianças, mas, também, adultos, porque existe toda uma magia relacionada a essa questão da evolução da humanidade”, destaca.

O coordenador nacional da exposição, Leonardo Guelman, afirma que será uma grande oportunidade para os visitantes da Feira conhecerem mais a história e interagirem com o mundo pré-histórico. “O público ficará perto de dinossauros, robôs gigantes, montados cenograficamente como se estivessem vivos. Uma experiência inesquecível para a cidade”, frisa.

O diretor da Artbhz Produtora de Espetáculos, Lúcio Oliveira, salienta que a exposição alia conhecimento e diversão. “Cada réplica possui sons e movimentos específicos, tornando ainda mais surpreendente e realista a experiência do público”, enfatiza.

Mais informações sobre as atrações da Inventum, na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Parque Tecnológico de Pato Branco, na rua Lídio Oltramari, 1628, pelo telefone, (46) 3220-6080, ou no site: www.inventum.org.br.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários