Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum integrará eventos e promoverá conhecimento

Organizada pela Prefeitura de Pato Branco, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum 2019, acontecerá de 08 a 13 de novembro

A cada semana novas parcerias e ações vão sendo integradas à programação da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum 2019, promovida pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na sexta-feira (31), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizou o lançamento do IX Seminário de Extensão e Inovação (SEI) e o XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE) – o SEI SICITE, que terá como tema, “Integrando pesquisa, extensão e inovação”. O evento, que contará com a participação de mais de mil alunos, será realizado, pela primeira vez, de maneira unificada e integrando todos os campus da UTFPR em um único espaço, durante a Inventum, que acontecerá de 08 a 13 de novembro.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, participou do lançamento, que aconteceu no Auditório da UTFPR. Géri ressaltou a importância da participação da Universidade na Inventum. “Será um grande evento, onde a parceria com a UTFPR será fundamental, tendo em vista que as atividades propostas pela instituição, juntamente com seus professores e alunos, demonstram uma união de esforços e de motivação”, afirmou ele.

A vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto, falou sobre a importância que o momento terá para toda a comunidade acadêmica. “O conhecimento é fator de destaque em qualquer sociedade e o pioneirismo em realizar esse evento, pela primeira vez, unificado e com a presença de todos os acadêmicos no mesmo espaço, será extraordinário, indo ao encontro do que a Inventum e a UTFPR tem por objetivo, que é a construção coletiva do conhecimento, envolvendo os acadêmicos, professores, servidores, empresários e a comunidade”, enalteceu a vice-reitora.

Charlie Antoni Miquelin, chefe do Departamento de Iniciação Científica da UTFPR, contou que tem ótimas expectativas. “Esse evento será um divisor de águas, tanto para a Inventum quanto para a UTFPR, que irá aproveitar o espaço para sedimentar toda a questão da pesquisa, da extensão e da inovação, junto à comunidade. Será sensacional compartilhamos esse momento”, disse Charlie. 

Para a acadêmica do 9º período do curso de Agronomia, Laura Alexandra Madella, a realização do SEI SICITE junto com a Inventum, será muito importante para Pato Branco, principalmente, para mostrar o trabalho que os acadêmicos desenvolvem dentro da Universidade. “A comunidade poderá conhecer o que está sendo realizado na iniciação científica, nos projetos e nas pesquisas que estão sendo conduzidas em todos os cursos e nas mais variadas áreas. Isso será, com certeza, muito positivo”, afirmou Laura.

Após a solenidade de lançamento, houveram apresentações aos acadêmicos sobre o SEI SICITE 2019. O professor Charlie abordou o cenário da iniciação cientifica e tecnológica; o professor Gilberto Branco, falou sobre a extensão, inovação e empreendimentos pré-incubados na UTFPR; e, para finalizar, o professor Sandro Cesar Bortoluzzi apresentou informações gerais sobre o evento.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários