Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum e Campus Party confirmam potencial tecnológico e inovador de Pato Branco


A abertura da terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, realizada nesta sexta-feira, dia 13, reuniu lideranças estaduais e nacionais que celebraram a parceria com o Instituto Campus Party, até então inédita no Sul do Brasil, na realização da Campus Weekend Pato Branco. Centenas de pessoas prestigiaram a primeira noite de visitação para conhecer as atrações, museus de ciência, espaços de games, ter experiências com realidade virtual e participar de opções interativas oportunizadas pelos expositores.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a Inventum confirma o potencial de Pato Branco e região, repercutindo nas futuras gerações. “Nossa intenção é democratizar as tecnologias, pois queremos que todos tenham as mesmas oportunidades. A vivência desses dias refletirá nas nossas conquistas, consolidando Pato Branco como uma cidade inteligente, referência em ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Zucchi.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, contou que o cenário vivido em Pato Branco despertou o interesse dos envolvidos na organização do evento. “Aulas de robótica, tablets para os alunos a rede municipal, parque tecnológico, além de muitas outras ações voltadas a tecnologia e inovação. Pato Branco despertou nosso interesse e estamos muito contentes em estar realizando, pela primeira vez, uma edição da Campus Weekend no interior”, disse Francesco.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, afirma que a Inventum é uma oportunidade para a busca por conhecimento, uma vez que a programação deste ano reserva mais de 300 horas de atrações, inteiramente gratuitas. “Este é um momento único para nossa cidade e região, onde as pessoas poderão ter contato com inúmeras novidades, aproximando realidades e despertando a criatividade e o empreendedorismo”, ressaltou Géri.

Para o deputado estadual, Guto Silva, a Campus Weekend é um sonho que se tornou realidade. “Ninguém faz nada sozinho e este evento é reflexo disto. Foram inúmeras parcerias e apoios para que realizássemos esta edição e estamos muito satisfeitos em poder fazer parte de todo este ambiente”, comemorou Guto.

O diretor superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta, evidenciou que a realização da Campus Weekend, dentro da Inventum, é um conquista que consolida o município como inovador e agente de transformação regional e estadual. “Em nível nacional, sempre fomos parceiros da Campus Party e, em Pato Branco, não poderia ser diferente. Temos a convicção de que novos negócios nascerão aqui e outros sairão fortalecidos pela experiência”, avaliou Vitor.

O diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Américo Tristão Bernardes, disse que está sendo uma satisfação participar da Inventum e da Campus Weekend. “Para nós, ver tantos jovens presentes e participando, nos dá confiança no futuro. Estamos orgulhosos em ver o Brasil integrando este tipo de iniciativa”, completou Américo.

Campus e Inventum

Neste final de semana, dias 14 e 15, acontece a Campus Weekend Pato Branco, o primeiro evento promovido pelo Instituto Campus Party no Sul do Brasil. Serão mais de 90 horas de conteúdo, com mais de 70 palestrantes nacionais e internacionais. Entre os destaques, está o ator e cineasta norte-americano Paul Zaloom, o Beakman. Marcos Roberto Palhares, pioneiro no voo civil ao espaço, também está entre as atrações, assim como Carlos Cândido, doutorando em Computação Natural, que falará sobre o uso de drones. Os influenciadores digitais Irmãos Piologo, também marcarão presença.

Na programação da Inventum, que segue até 18 de outubro,
destaque para a participação de André Noel, do “Vida de programador”, Iberê Thenório, do canal “Manual do Mundo”, o medalhista olímpico do vôlei brasileiro, Marcelo Negrão e o músico Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós. Haverá, ainda, debate com os youtubers Gustavo Angheben, do “Assopra Fitas” e Dayana Lângaro, do “Vogue&Mode”. O diretor da Divisão Labbs do Banco do Brasil, Alexandre Lima, também integrará a programação, falando sobre soluções digitais que ainda não foram lançadas.

Assim como aconteceu nas edições anteriores, para participar das atividades da Inventum não há cobrança de ingresso, em que o acesso ao Parque de Exposições também é gratuito. Contudo, para assistir às palestras, é preciso se credenciar, gratuitamente, pelo site http://www.inventum.org.br – os participantes receberão certificação.

A praça de alimentação conta com 15 food trucks com ampla variedade de lanches, sendo que alguns estão pela primeira vez na região. Também há restaurante e lancheria para atender os visitantes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários