Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum 2019 recebeu cerca de 180 mil visitantes

Feira se consolida como uma das mais importantes do segmento do Brasil

A Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, encerrou na noite desta quarta-feira (13), consolidando-se como a maior feira do Paraná e uma das mais importantes do segmento do Brasil. Nos seis dias de realização, de 08 a 13 de novembro, cerca de 180 mil visitantes, vindos de diversas regiões do País e do exterior, estiveram no Parque de Exposições.

Na sua primeira edição, em 2013, a feira teve um público de 32 mil pessoas; seguido por 60 mil, na segunda edição, em 2015 e; 110 mil, na 3ª edição, que ocorreu em 2017. O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destacou que a Inventum democratiza o acesso ao conhecimento e, essa é uma das razões para atrair, a cada edição, um número maior de visitantes. “É uma feira que permite a troca de conhecimento entre as gerações, envolvendo toda a comunidade. A Inventum faz sentido para a criança, para o jovem e também para o idoso, porque traz inúmeras atrações, palestras, exposições, competições, foi um dinamismo impressionante nas mais de 400 horas de programação”, salientou o prefeito, lembrando que dos 180 mil visitantes, mais de 40 mil foram alunos da rede pública e privada de ensino, de Pato Branco e da região, de outros estados e da Argentina.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, enfatizou que a Inventum foi impressionante, um ambiente de imersão em ciência e tecnologia, que certamente deixará saudades. “Foram seis dias de muito trabalho, de intensidade e, agora o sentimento é de realização. A Inventum é um projeto trabalhado por muito tempo, planejado e orquestrado, para que, quando apresentamos à comunidade, tenha uma boa aceitação e, felizmente esse ano, o nível de aceitação atingiu índices que nos surpreenderam”, ressaltou.

Juntamente com uma comitiva, Joanete Cardoso Masiero, colaboradora da Administração Municipal de Encantado (RS), visitou a Inventum. Ela contou que o município quer implantar um Parque Tecnológico e Pato Branco é a sua referência. “Viemos buscar mais conhecimento nessa feira, porque é uma cidade em que nos espelhamos. Pato Branco está de parabéns por realizar um evento que agrega conhecimento e públicos tão distintos, afinal, o conhecimento expande a consciência e aqui pudemos vivenciar coisas extraordinárias”, opinou.

Para a acadêmica de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, Luiza Stringhini Linhares, a Inventum possibilitou viver experiências únicas. “Já visitei algumas feiras, mas nunca presenciei algo tão versátil como essa. Foi um verdadeiro encontro de saberes, de tecnologia, inovação, ciência, mas também arte, literatura e cultura”, observou.

Governo do Estado

A grande novidade da Inventum 2019 foi que, nos dias 12 e 13 de novembro, Pato Branco se tornou a Capital do Estado do Paraná, quando toda a equipe governamental, com suas secretarias, transferiram suas atividades para o Parque de Exposições. Dentro da programação, o governador Carlos Massa Ratinho Junior participou do lançamento da pedra fundamental da nova Prefeitura de Pato Branco, da inauguração do novo espaço da Delegacia da Mulher, da entrega de obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, bem como, liberou recursos para Pato Branco e para os municípios da região.

O governador afirmou que foi uma alegria estar na Inventum, em Pato Branco e, transformar, durante dois dias, o município na capital do estado. “É uma feira de inovação que tem tido a capacidade de fazer a gente se reinventar para o futuro. Fiquei extremamente impressionado com a Inventum, chocado positivamente com a qualidade e com o tamanho da feira, com o volume de famílias participando, é muita inovação e, como paranaense, me orgulha muito. Certamente já se consolida como a maior feira do Brasil”, ressaltou Ratinho Junior.

Atrações

Entre as atrações da Inventum 2019, que contou com mais de 400 horas de programação gratuita, estiveram a Exposição Mundo Jurássico, que reuniu 25 réplicas de dinossauros, em tamanho real, com som e movimento; o Museu Itinerante Mistérios do Egito Antigo, Terra Santa e Pompeia, que trouxe um acervo inédito de sarcófagos, múmias, peças originais e réplicas da antiga civilização; o simulador Motion Sphere, o mais moderno do Brasil, que permitiu ao público vivenciar os mais diversos tipos de experiências em simulação; o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS); e, também, o Museu do Videogame Itinerante, que resgatou 47 anos de história da evolução dos videogames.

A programação contou, ainda, com o Festival Universitário de Cultura e Artes da UTFPR de Pato Branco (Fuca); o 10º UTFPR In Concert, com apresentações musicais; além de diversas palestras, lançamento de livros, sessão de autógrafos, workshops e oficinas.

Competições

As mais diversas competições também movimentaram a Inventum 2019. Nessa edição foram disputadas 14 modalidades: Corrida Maluca; Ponte de Macarrão; Campeonato de Airsoft; Campeonato Balístico; Circuito Escolar de Drones; Concurso de Aplicativos; Eficiência Energética; Maratona do Conhecimento; Concurso de Cosplay; Competição de Videogame; Competição de Foguetes; Seletiva Regional First League Lego; Xadrez Eletrônico; e HQ Escolar.

Expositores

Aproximadamente 50 expositores, exemplos de empreendedorismo, participaram da Inventum 2019, apresentando inovações e soluções, com estandes nas áreas de informática, educação, eletroeletrônico, esportes, incubação, aceleradoras, entre outras. O diferencial foi a oferta de espaços que oportunizaram a interatividade com o público, com brincadeiras, jogos, bate-papo, cafés diferenciados, troca de conhecimentos, além da entrega de brindes.

Praça de Alimentação

A praça de alimentação também contou com uma grande variedade de opções, entre elas, refeições com buffet, lanchonetes com pasteis, salgados diversos e sanduíches naturais, além dos Food Trucks, com hambúrgueres, cachorro-quente, sanduíches, porções, churros, bolos, sorvetes, palha italiana, brownies, pão de mel, açaí e, ainda, bebidas como água, refrigerantes, sucos e chopp.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que aconteceu de 08 a 13 de novembro, contou com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateei; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários