Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum 2019 foi certificada com Selo Verde de evento sustentável

Certificação foi resultado de diversas ações realizadas na Feira

A Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, apresentou na sua 4ª edição, uma proposta inovadora voltada à sustentabilidade. Além de propagadora de inovações e soluções tecnológicas, a Feira passa a ser reconhecida, também, pela sua preocupação com o meio ambiente.  Nessa quarta-feira (13), pela primeira vez, foi certificada com Selo Verde Ecolmeia – categoria evento sustentável, pela Ecolmeia, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), autorizada a realizar certificação.

Antes mesmo do início da Inventum 2019, a organização criou um projeto de ações socioambientais, que foram executadas na Feira, como de separação dos resíduos nos estandes, uso racional de água e energia, utilização de banners, displays e utensílios reutilizáveis, bem como, o incentivo de atitudes sustentáveis aos visitantes.  O grande diferencial foi o “Espaço Ambiental” que, harmonicamente, contemplou fontes de energia fotovoltaica, eficiência energética, compostagem, trilha, infraestrutura paisagística com plantas, lago, bancos de material reaproveitado, entre outros. Além disso, nos seis dias de feira, foram coletados mais de 1.200 quilos de resíduos orgânicos e cerca de 3.400 quilos de resíduos recicláveis.

A Zada Sustentabilidade Digital foi a empresa que fez a entrega do certificado. A fundadora Adriana Rita de Oliveira destacou que a Inventum 2019 se engajou no processo sustentável e realizou um evento louvável. “Vimos todas as evidências da preocupação com as melhores práticas sustentáveis, que envolveu toda a comunidade e deixou um legado. Entre os destaques de ações, o Espaço Ambiental, no coração da feira, onde todas as pessoas passaram e se envolveram”, ressaltou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Cezar Soares, destacou que essa certificação coroa todo o trabalho da Inventum 2019. “A Feira veio com um viés da sustentabilidade e aliou, juntamente com a tecnologia, excelentes práticas que demonstram a preocupação com o meio ambiente. É uma certificação que nos orgulha muito”, disse. 

O presidente da Comissão de Plano de Logística Sustentável da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, Márcio Barreto Rodrigues, afirmou que foram muitos os envolvidos para a conquista dessa certificação, que iniciou muito antes da Inventum 2019. “Foi um passo importante de uma cidade que sabe onde quer chegar, que caminha ao lado da inovação e que, também, está comprometida com o desenvolvimento sustentável”, salientou.

Além da UTFPR, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o selo é uma conquista de todos os expositores, realizadores, organizadores e, principalmente, dos visitantes da Inventum 2019, que se engajaram e colaboraram com consciência ambiental.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que aconteceu de 08 a 13 de novembro, contou com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateei; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários