Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum 2019 contará com a parceria da Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Desenhistas de famosas histórias em quadrinhos estarão, no Parque de Exposições de Pato Branco, participando da programação da Feira

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco inicia nessa sexta-feira (08) e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, pela primeira vez, será parceira do evento, trazendo artistas de obras que marcaram a história das Histórias em Quadrinhos (HQs). A programação contará com palestras, oficinas, contação de histórias, lançamento de livros, sessão de autógrafos e, ainda, “Exposição Bienal Publica! 2018”, que reúne o trabalho de cerca de 30 artistas do Paraná, da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, além do acervo de, aproximadamente, 500 HQs, doados à Prefeitura de Pato Branco pela Gibiteca de Curitiba. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão no Espaço da Bienal.

Entre as atrações confirmadas está a do desenhista e roteirista inglês, David Lloyd, com uma das palestras mais aguardadas na programação da Inventum 2019, “David Lloyd: por trás da Máscara”, que será realizada no sábado (09), às 19h. Na ocasião ele falará sobre os bastidores da cocriação da icônica graphic novel “V De Vingança” que, desde seu lançamento, na década de 80, continua encontrando atualidade, juntamente, com a máscara que faz referência a Guy Fawkes – um famoso conspirador inglês – e que se popularizou como símbolo de luta contra a tirania do poder. A atividade contará com mediação e tradução.

O quadrinista, nascido em São Paulo, Ibraim Roberson, artista de diversas revistas da Marvel e DC Comics, publicações que deram vida aos personagens dos X-Men, Catwoman e Hulk, entre outros do universo dos super heróis, estará realizando a palestra “Dicas para trabalhar no mercado internacional de HQs”, na quarta-feira (13), às 17h. Antes disso, o autor também participará de sessão de autógrafos, na segunda-feira (11), às 15h, e ministrará uma oficina, na terça-feira (12), às 10h, sobre fundamentos das HQs.

Autodidata, de Minas Gerais, Marcelo Eduardo Lelis de Oliveira, o Lelis, é um ilustrador e quadrinista brasileiro, com trabalhos publicados no Brasil, França e Sérvia. Conhecido por desenhos e quadros que transitam entre o realismo e o surreal caricato, apresentará seu trabalho no sábado (09), às 15h, em uma oficina sobre aquarela. No domingo (10), a partir das 17h, o artista palestrará sobre seu novo livro “ReConexão”, que trata de um dos temas mais debatidos da atualidade:  a hiperconectividade e como as redes sociais e o aparato tecnológico podem transformar a vida das pessoas. Após, fará o lançamento e sessão de autógrafos do referido livro. Já na segunda-feira (11), às 10h, Lelis estará na Inventum para nova sessão de autógrafos.

Outro nome de destaque na programação da Bienal é o de Vitor Cafaggi, nascido em Belo Horizonte e um dos principais nomes das HQs do Brasil. Sua palestra será no sábado (09), às 13h, nela ele falará sua carreira, com a criação da webcomics ‘Puny Parker’ (2008), em que imagina a infância do personagem Peter Parker, o Homem Aranha, além de sucessos em tirinhas publicadas no jornal O Globo, como “Valente” e a “Turma da Mônica – Laços” essa que, recentemente, foi adaptada em filme live-action com o mesmo nome. Na segunda-feira (11), às 10h, ele ainda ministrará uma oficina sobre criação de personagem e, também, estará à disposição para sessão de autógrafos.

Pato Branco e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba  

Outros grandes destaques da programação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba envolvem pato-branquenses, um deles acontece pela primeira vez fora da capital, o lançamento, pela Bienal Publica, na segunda-feira (11), às 20h, de um livro de HQs produzido por 28 alunos da rede municipal, estadual e particular da educação de Pato Branco, de 9 a 14 anos. O livro é fruto do projeto Gibikids na Escola, realizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Bienal de Quadrinhos de Curitiba e Instituto Caranguejo. O material será distribuído, gratuitamente, durante a Inventum.

O outro destaque é resultado do trabalho de pesquisa do professor universitário, o pato-branquense Marcos Vinicius de Bortolli, que também é um dos organizadores da Inventum, que lançará, no domingo (10), às 10h30, a versão em inglês do livro “Quando Meninos Viram Homens”. Baseado em fatos reais, o romance histórico narra a história da imigração europeia para o Sul do Brasil e fatos da Revolução Federalista do final do século XIX. A obra está na 4ª edição do 1º volume.  Além da tradução para o inglês, Bortolli contou que a precisão histórica foi um dos maiores desafios do trabalho, que demandou mais de três anos em inúmeras fontes bibliográficas e históricas. A obra possui mais de 250 referências explicativas do autor, além de ilustrações exclusivas.

Para o produtor da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, o também pato-branquense, Edinardo Noah Mera, que hoje reside em Curitiba, estar na Inventum é uma maneira de democratizar a cultura e a criação artística. “É um evento de ciência, tecnologia e inovação, que também tem arte e cultura. Para nós é muito gratificante fazermos parte dessa formação, divulgação, reconhecimento, acolhimento e troca de tantos conhecimentos e experiências”, ressaltou.

A programação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, na integra, juntamente com todo o cronograma de atividades da Inventum, está disponível no link: www.inventum.org.br/programacao. Mais informações pelo telefone (46) 3220-6080.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontecerá de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateii; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários