Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum 2019 começa a ser organizada com o desafio de se concretizar enquanto referência nacional

Nesta quarta-feira, dia 05, aconteceu a abertura oficial dos trabalhos para organização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019. O encontro, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, aconteceu no Largo da Liberdade, reunindo lideranças, representantes de instituições de ensino, entidades, empresários e vereadores.

Na ocasião, ficou definido que a realização da Inventum 2019 será de 08 a 13 de novembro. O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, explicou que os trabalhos ocorrem com antecedência, justamente porque a nova edição da Feira tem um grande desafio: superar a edição de 2017 e se consolidar enquanto um evento nacional.

“Pato Branco é uma cidade inspiradora e, hoje, temos a possibilidade de fazer a Inventum se tornar uma realização nacional na área de ciência, tecnologia e inovação. É um desafio imenso, por isso estamos trabalhando com bastante antecedência, pois temos uma proposta promissora para o ano que vem e acredito que esta será uma Inventum que fará história no País”, disse Zucchi.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, ressaltou que a Feira está passando por um processo de reformulação, visando evoluir ainda mais – justamente para continuar alcançando o crescimento exponencial conquistado até aqui.

“A Inventum já se consolidou como um processo de construção coletiva, que abraça todas as iniciativas inovadoras e também estimula a comunidade a construir componentes, não somente dentro da Inventum, pois as ações permanecem na comunidade após a realização do evento. É uma Feira que aproxima a população da tecnologia, uma vez que os mais variados públicos conseguem compreender e vivenciar, por meio de experiências interativas, o papel da tecnologia e da inovação no desenvolvimento da sociedade”, disse.

Integração voltada ao conhecimento

Entre as novidades anunciadas, neste primeiro momento, está a integração entre a Reitoria e os 13 câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que estarão participando da Feira durante os seis dias de realização. Dessa forma, os principais eventos da Universidade ocorrerão durante a programação, entre eles o Sicite 2019, IX SEI, Fuca e o UTFPR In Concert.

“Para nós, é uma grande oportunidade podermos fazer essa integração entre todos os câmpus da UTFPR, em que todos os nossos eventos de 2019 ocorrerão na Inventum e isso, certamente, será um momento ímpar, para a comunidade acadêmica como também para os visitantes”, avalia o diretor da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin.

Possibilidades

Na ocasião, a equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, anunciou algumas novidades e possibilidades para a Inventum 2019. Entre elas, a realização de competições visando o engajamento da sociedade, por meio da construção coletiva do conhecimento, como ocorreu em 2017, tais como: corrida maluca, ponte de macarrão,    campeonato balístico, robótica, regata de barcos elétricos, drones, esculturas cinéticas, hackathon, carros elétricos, Maratona do Conhecimento, concurso de cosplay, jogos eletrônicos e competição de foguetes.

Os museus também serão destaques na Inventum 2019, não apenas os de cunho histórico, mas também opções que envolvem o ensino da Matemática, dinossauros, vídeo games, Ciência interativa, entre outros. Esta nova edição da Feira deverá agregar, ainda, vários eventos, tais como o          Tecsul 2019, Congresso Empresarial, competição de robôs, Campeonato Brasileiro de Drones, Talk Points e a Seletiva de Robótica dos Colégios Sesi. Destaque, ainda, para a Bienal de Quadrinhos, cujas tratativas para realização de uma edição em Pato Branco, já estão acontecendo.

Está sendo estudada, ainda, a possibilidade de integrar a Exporural enquanto uma das atrações da Feira, por meio da exposição de inovações tecnológicas voltadas ao agronegócio. O Município está pleiteando, também, a realização de uma edição do SEBRAE Summit. Além disso, há a intenção de descentralizar a programação da Feira, contemplando não apenas o Parque de Exposições, mas também o Largo da Liberdade, o Parque do Alvorecer e outras instituições da cidade.

Crescimento enquanto sinônimo de evolução

Na primeira edição, em 2013, a Inventum alcançou mais de 30 mil visitantes, quando oferecia mais de 50 horas de programação; em 2015, na segunda edição, foram mais de 60 mil visitantes, com mais de 100 horas de atrações; já em 2017, terceira e mais recente edição, quando ocorreu a primeira edição da Campus Party realizada no Sul do Brasil, no formato “weekend”, foram mais de 110 mil visitantes, com mais de 300 horas de programação.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários