Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Escolas municipais se preparam para a Inventum 2017

Maratona do Conhecimento é desenvolvida desde 2014, envolvendo alunos dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Educação de Pato Branco

 

Desde 2014, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, organiza anualmente a Maratona do Conhecimento, envolvendo alunos dos 4º e 5º anos da Rede Municipal de Educação. O projeto tem um tema central, escolhido a cada edição, sobre o qual as escolas e turmas desenvolvem atividades, realizando pesquisas, produzindo conteúdos e envolvendo, além dos professores e alunos, também as famílias e a comunidade. Neste ano, os alunos participarão da terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, que acontecerá de 13 a 18 de outubro, no Parque de Exposições.

O tema deste ano é “Cidades Inteligentes” e está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Isso porque a realização do projeto, bem como os trabalhos realizados pelas escolas, serão apresentados na Inventum 2017. A feira, que é realizada pelo Município, com apoio de diversas entidades, receberá a Campus Weekend Pato Branco, promovida pelo Instituto Campus Party.

A secretária municipal de Educação e Cultura de Pato Branco, Heloí Aparecida De Carli, afirma que o principal objetivo da Maratona do Conhecimento é despertar os alunos para novas formas de conhecimento e envolvê-los em práticas inovadoras de aprendizado e ensino. “Queremos estimular a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, instigando a criatividade de alunos e professores na elaboração de trabalhos diferenciados”, explica a secretária.

Escola Municipal Rocha Pombo

Na Escola Municipal Rocha Pombo, por exemplo, direção e professores estão desenvolvendo projetos na área da Comunicação, com atividades sobre o rádio. “A comunicação é uma área ampla, por isso delimitamos para o rádio, tendo em vista que a história de Pato Branco possui representatividade também nesse sentido”, conta a professora do 5º ano, Giedra Regina Moccelini.

Segundo ela, cada turma está desenvolvendo um tipo de atividade, incluindo visitas às rádios locais, construção de rádios com captação para frequência AM, elaboração de uma radionovela e, ainda, de um protótipo de máquina do tempo. “Nossos alunos vão fazer uma radionovela, que terá no enredo a utilização da máquina do tempo, que ‘visitará’ diversos momentos do nosso passado”, adianta a professora.

Para a aluna do 5º ano da Escola Rocha Pombo, Isadora Luiza da Cruz Risso, 11 anos, a proposta está sendo uma oportunidade de aprender coisas novas. “Eu não tinha nem ideia de como um rádio funcionava e estou bem ansiosa por aprender”, comenta entusiasmada.

João Carlos Heberle Pereira, 10 anos, também do 5º ano, contou que está com muitas expectativas sobre o assunto. “Acho que será muito legal e a tecnologia é algo que quanto mais a gente sabe, mais quer aprender e fazer”, ressalta.

A diretora da Escola Rocha Pombo, Diane Cristina Pissinin, conta que após o término da confecção da parte técnica dos rádios, cada criança levará o seu para casa e, junto com as famílias, farão a customização dos mesmos. Na escola também será instalada uma antena para a captação das emissoras. Por oportunizar essas experiências, de acordo ela, a Maratona do Conhecimento é uma parte importante do calendário escolar da rede pública de Pato Branco.

“A Maratona é um momento que oportuniza a criatividade e a inovação, em que cada escola está buscando trabalhar o tema de diversas formas possíveis. Isso motiva tanto os professores quanto os alunos, que estão ansiosos, tendo em vista que o resultado do trabalho será exposto na Inventum, para todos os visitantes”, pontua a diretora.

Para a construção dos rádios, a orientação está sendo feita pelo chefe da Divisão Científica e Tecnológica da Prefeitura de Pato Branco, Alexandre Ferreira de Souza.

Inventum e Campus Party

Além das mais de 300 horas da programação gratuita da Inventum 2017, paralelamente acontecerá a Campus Weekend Pato Branco, nos dias 14 e 15 de outubro, com mais de 90 horas de conteúdo e mais de 70 palestrantes, além de workshops, hackathons e networking com campuseiros.

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento terá edições, este ano, em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul. Presente no Brasil há dez anos, a Campus recebe edições em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e, agora, Pato Branco – a primeira cidade do interior, no mundo, a receber o evento.

Realização

A Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco são promovidas pelo Município de Pato Branco e pelo Instituto Campus Party, com apoio do Banco do Brasil, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Renault, Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), com co-realização do Governo do Estado, Ampernet, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação, FIEP, Sesi, Senac, Sebrae/PR, Sindimetal, Viasoft, Bacell Tech, Metalúrgica CBS, Grupo Operação Especiais na Selva – Goes/Airsoft, Genkos, Geastro, Rotaract Pato Branco Amizade – UTFPR, Sudovalley, Vale Digital, Iapar, Sindicomércio, ACEPB, Irdes, Idetep, Proem, 4º ano do Curso de Administração – UTFPR-PB, PET – UTFPR-PB, Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ItecPB) e Parque Tecnológico Binacional.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários