Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Clube de Robótica participa de competição preparatória para a Inventum 2017

O Clube é formado por onze adolescentes, oriundos de diferentes escolas estaduais de Pato Branco, e iniciou as atividades em agosto

 

O Clube de Robótica de Pato Branco participou na sexta-feira, dia 15, de uma competição de robótica organizada pelo Colégio Sesi, durante a programação do “Universo Sistema Fiep”. Os onze alunos que participam do Clube são oriundos de diferentes escolas da rede estadual de Educação de Pato Branco e competiram com alunos do Colégio Sesi, que também possui um grupo de robótica. O evento serviu como uma preparação para as competições que ocorrerão durante a terceira edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, que acontecerá de 13 a 18 de outubro, no Parque de Exposições.

As aulas do Clube de Robótica de Pato Branco iniciaram em agosto deste ano. O projeto é desenvolvido pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com o Colégio Sesi, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e com o Núcleo Regional de Educação (NRE). No projeto, os alunos recebem conceitos de programação e robótica.

A professora do Colégio Sesi, Heloisa De Bortoli Simino Floriani, é a responsável pelas aulas do Clube e conta que diversos conteúdos foram abordados, até ser possível a construção e programação do robô que participou da competição. “Utilizamos conceitos de programação aliados aos conteúdos do Ensino Médio, principalmente os de Física. A primeira coisa que eles desenvolveram foi um gramofone, em que reproduziram o som de um disco de vinil. Para isso, precisaram aplicar os conhecimentos de Física, como frequência, amplitude, sons graves e agudos, entre outros”, explicou.

Para Heloisa, a competição foi a oportunidade para que os alunos demonstrassem o que desenvolveram.  “Eles perceberam que os outros alunos também tiveram dificuldades e acertos para construir e programar o robô. Tudo isso está os motivando para participar da Inventum, que será uma ocasião importante que contribuirá bastante para essa formação em inovação”, ressaltou a professora.

A orientadora pedagógica do Colégio Sesi, Elisa Denardi Tessaro, contou que o Universo Sistema Fiep é um evento criado para integrar todas as casas e serviços do Sistema Fiep, dentro do qual há o Colégio Sesi, onde os alunos possuem, dentro de seu currículo, disciplinas voltadas a robótica. “Na programação do evento foi reservado um momento para oportunizar uma minicompetição entre o Clube de Robótica do Colégio Sesi e o Clube de Robótica de Pato Branco. O intuito é que os alunos se acostumem com a ideia de competir,  porque vamos viver isso durante a Inventum 2017, quando 15 equipes formadas por alunos do Colégio Sesi de todo o Estado do Paraná, bem como de Pato Branco, participarão”, explicou.

Para Samoel Dametto, aluno do 3º ano de Técnico em Informática do Colégio Estadual de Pato Branco – Premem, o Clube está sendo uma importante oportunidade de aprendizado. “Estou bastante satisfeito em participar, porque este está sendo meu primeiro contato com a robótica e eu achava que era algo muito complexo. Mas, após as aulas, de uma forma lúdica, já aprendemos muito e, agora, estamos participando dessa competição, para mostrar o que conseguimos realizar até o momento”, contou.

Durante a Inventum 2017 também haverá a Seletiva Regional FLL de Robótica, dentre outras atividades que envolvem robótica. Os alunos, assim como Samoel, demonstram grandes expectativas. “Acho que o encontro será uma ótima oportunidade para aprofundarmos nosso conhecimento. Quero participar de todas as atividades que o evento trará”, disse Samoel.

Inventum e Campus Party

Assim como aconteceu nas edições anteriores, para participar das atividades da Inventum não haverá cobrança de ingresso, em que o acesso ao Parque de Exposições também será gratuito. Contudo, para assistir as palestras, é preciso se credenciar, gratuitamente, pelo site http://www.inventum.org.br. Em 2015, em sua última edição, a Inventum reuniu um público de mais de 60 mil visitantes.

Além das mais de 300 horas da programação gratuita da Inventum 2017, paralelamente acontecerá a Campus Weekend Pato Branco, nos dias 14 e 15 de outubro, com mais de 90 horas de conteúdo e mais de 70 palestrantes, além de workshops, hackathons e networking com campuseiros. Os ingressos para a Campus Weekend podem ser adquiridos no endereço: http://brasil.campus-party.org/cpweekend-pato-branco.

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento terá edições, este ano, em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul. Presente no Brasil há dez anos, a Campus recebe edições em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e, agora, Pato Branco – a primeira cidade do interior, no mundo, a receber o evento.

Realização

A Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco são promovidas pelo Município de Pato Branco e pelo Instituto Campus Party, com apoio ou patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado, Telebras, Renault Brasil, Itaipu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade de Pato Branco (FADEP), Faculdade Mater Dei, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação, Sesi, Senac, Sebrae/PR, FIEP, Sindimetal, NTI, CBS, Grupo Operação Especiais na Selva – Goes, Genkos, Geastro, Rotaract, Sudovalley, Vale Digital, Iapar, Sindicomércio, ACEPB, Irdes, Idetep, Proem, Pato Branco Tecnópole e Parque Tecnológico Binacional.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários