Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Alunos de Pato Branco lançam livro na Inventum 2019

Bienal Publica!Pato Branco – Gibikids na Escola é resultado de um trabalho realizado com 28 crianças da Rede Municipal e Estadual de Educação

Na Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, na noite dessa segunda-feira (11), no espaço da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, foi realizado o lançamento do livro “Bienal Publica!Pato Branco – Gibikids na Escola”. A obra, de Histórias em Quadrinhos (HQs), resultado do projeto Gibikids na Escola, realizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Bienal de Quadrinhos de Curitiba e Instituto Caranguejo, foi produzida por 28 alunos da Rede Municipal e Estadual de Educação de Pato Branco, de 9 a 14 anos. O evento contou com a presença de autoridades, das crianças envolvidas com a publicação e de seus familiares. Após a solenidade de lançamento, os alunos autores fizeram uma sessão de autógrafos das obras.

As oficinas de preparação do livro foram divididas em três etapas: na primeira, ensinou-se conteúdos teóricos da narrativa dos quadrinhos e funcionalidade da diagramação de página. Na sequência, foi realizada a parte prática e conceitual, com o desenvolvimento de um ou mais personagens e sua composição com enquadramentos e, por fim, foram aplicados os conceitos e realizada a primeira versão de HQs, em lápis e com canetas marcadoras. O cotidiano dos alunos foi à base da criação. Ao todo, foram impressos 800 exemplares.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirmou que para a educação de Pato Branco, lançar uma obra de autores mirins é um privilégio. “É preciso elogiar a criatividade da equipe que idealizou a Inventum 2019 e pensou na produção literária. A tecnologia não supera a criatividade humana e a literatura é uma arte que precisa ser estimulada”, salientou.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, contou que lançar uma obra na Inventum é inédito e reforça o compromisso da organização com a cultura. “É mais uma maneira de incentivarmos à cultura e valorizarmos a criatividade dos alunos de Pato Branco que, empenhados, se engajaram nessa produção de conhecimento”, frisou.

A coordenadora de produção da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Greice Barros, disse que foi a primeira vez que lançaram um livro fora da capital. “Ficamos felizes em participar da criação dessa edição especial. Pato Branco é uma cidade muito ligada com a educação e a cultura e esses momentos ficaram guardados em nossos corações”, ressaltou.

“Um sonho”

Por gostar de desenhar, Rhuan Max, de 10 anos, da Escola Municipal Rocha Pombo, participou do Gibikids e contou que assinar seu nome em uma obra literária foi sensacional. “Com o processo de criação do livro, aprimorei meu talento e realizei um sonho. Eu sempre quis fazer um desenho que o mundo conhecesse e eu consegui”, enfatizou.

Elaine Lecheski, mãe de Julia Scopel, de 9 anos, da Escola Municipal Veneza, comentou sobre a evolução da filha com o processo criativo. “Ela adorou, cada dia aprendeu algo diferente no desenvolvimento dos quadrinhos. Estou muito orgulhosa pelo livro e espero que seja o primeiro de muitos”, contou.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, que acontece de 08 a 13 de novembro, conta com a realização, parceria e apoio de:

Realização

Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Governo do Estado do Paraná; Governo Federal; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Faculdade Mater Dei; Faculdade de Pato Branco (Fadep); Núcleo da Tecnologia da Informação (NTI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR); Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná); e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Co-realização

Acadêmicos do 4º ano do curso de Administração da UTFPR; Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Bienal de Quadrinhos de Curitiba; Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR):  Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Social do Comércio (Sesc); Genkos; Globo Comunicação e Participações SA; Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB); Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (Idetep); Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes); Larissa Renata Neurociência Aplicada; Marista Escolas Sociais; Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco (NEJ); Núcleo da Mulher Empresária de Pato Branco (Nume); Núcleo Regional de Educação de Pato Branco (NRE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Pato Branco); Parque Tecnológico de Pato Branco; Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia-UTFPR; Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR (Proem); Red Alert Airsoft Squad (R.A.A.S); Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova); Rotaract Club de Pato Branco Amizade – UTFPR; Rotaract Pato Branco Vila Nova; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná; Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Sedesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac – Pato Branco); Serviço Social da Indústria (Sesi-PR); Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio); Sindimetal Sudoeste; Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley); Terceiro Batalhão de Polícia Militar; Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR); e Vale Digital Sudoeste – PR.

Apoiadores

Akiyama; Ampernet Telecom; Ateei; Ateliware; Atlas Eletrodomésticos; Banco do Brasil; Brink Mobil; Cresol; Ecologic Aquecedor Solar; Emiteli Indústria Eletrônica; Energy Sol Sistemas Fotovoltaicos; Hi-mix; Limber Software; Metalúrgica CBS; Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea; Parque Tecnológico Binacional; Sicoob; e Supera Sistemas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários