Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Acervo inédito que reúne sarcófagos e múmias será atração na Inventum 2019

Museu Itinerante Mistérios do Egito Antigo, Terra Santa e Pompeia trará à feira peças originais e réplicas da antiga civilização

Imagem Ilustrativa

O público que visitar a Inventum 2019 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, de 08 a 13 de novembro, no Parque de Exposições, terá a oportunidade de reviver a história da civilização, no Museu Itinerante Mistérios do Egito Antigo, Terra Santa e Pompeia, que apresentará 160 peças originais e 153 réplicas, de objetos arqueológicos egípcios, como sarcófagos, múmias e utensílios. O acervo, que estará pela primeira vez na Inventum e trará também palestras e exibição de documentários, percorre diversas cidades brasileiras há mais de 20 anos.

Imagem Ilustrativa

Entre as relíquias que serão trazidas para a Inventum, na seção Antigo Egito e Terra Santa, estarão a réplica de um dos mais jovens faraós, o Tutancâmon; o sarcófago de uma princesa e de um cananeu; o busto da Rainha Nefertiti, famosa por ser considerada a mais bela mulher da antiguidade; e quatro múmias, que possibilitarão ao público conhecer o processo de mumificação. Na seção Pompeia, serão apresentadas mais de 90 peças originais, de 200 a.C. a 300 d.C., que recriarão ambientes cenográficos e resgatarão a cultura, o cotidiano e a tragédia que matou milhares de pessoas na erupção do vulcão Vesúvio, que devastou Pompeia e outras cidades próximas.  

O acervo, do pesquisador brasileiro Maisur Musa, da Maisur Musa Produções Culturais, tem o objetivo de estimular o exercício da busca pelo conhecimento, possibilitando aos mais diversos públicos o contato de perto com outras culturas. “Para nós é um privilégio levarmos nossa exposição para a Inventum 2019. Será a oportunidade de estimular a consciência do visitante e mostrar que os antigos egípcios e os romanos já eram desenvolvidos em ciência, tecnologia e inovação”, salienta.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, enfatiza que as peças permitirão ao público reviver a história de um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes da humanidade. “Um dos diferenciais da Inventum é agregar cultura à feira. E para valorizar esses aspectos históricos culturais da evolução da tecnologia, o Museu Mistérios do Egito Antigo, Terra Santa e Pompeia, possibilitará aos visitantes conhecer as tecnologias da época e perceber o significativo desenvolvimento que tivemos ao longo da história”, ressalta.

Inventum 2019

A 4ª edição da Inventum será realizada com o objetivo de demonstrar a produção científica, tecnológica e as inovações geradas, além de ratificar a excelência que Pato Branco tem na área. A Feira é uma iniciativa da Prefeitura de Pato Branco com apoio e a participação ativa de diversas entidades e instituições, buscando incentivar o surgimento de ideias inovadoras e a aproximação da comunidade ao ambiente tecnológico.

Mais informações sobre as atrações da Inventum, na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, junto ao Parque Tecnológico de Pato Branco, na rua Lídio Oltramari, 1628, pelo telefone (46) 3220-6080 ou no site: www.inventum.org.br.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários