Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum e Rede Municipal de Educação preparam projetos inovadores

Nesta quinta-feira, dia 28, equipes da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, estiveram reunidas para debater a realização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum 2019. No encontro, além dos secretários municipais, participaram mentores que atuarão junto aos projetos, além de docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Colégio Estadual de Pato Branco (Premen).

A Inventum 2019 acontecerá de 08 a 13 de novembro. Entre as propostas para esta edição, está a criação de aplicativos educacionais, o que também integrará as ações da Maratona do Conhecimento, programação que ocorre anualmente na Rede Municipal de Educação de Pato Branco e tem, já como tradição, a materialização das atividades por meio de produtos finais. Na última edição, por exemplo, foi elaborado um livro de realidade aumentada, com textos produzidos por alunos e professores.

A ideia, para este ano, é que os participantes do concurso de aplicativos da Inventum 2019, que receberá participantes de todo o Brasil, possam adotar alguma escola da Rede Municipal de Educação de Pato Branco. Participarão todas as turmas dos 5º anos, das 26 escolas municipais, totalizando 44 turmas e 948 alunos. 

Assim, conforme explica o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, o trabalho realizado durante todo o ano pela Rede Municipal de Educação, culminará em um concurso de aplicativos realizado na Inventum, a partir de projetos criados nas escolas municipais, para que os novos apps possam ser inseridos nos tablets educacionais do Programa Clique Conhecimento, desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco desde 2013.

“Será a oportunidade para que sejam desenvolvidos aplicativos com a temática proposta pelas escolas, possibilitando que os alunos sintam-se envolvidos, motivados e possam perceber que têm condições de desenvolver uma solução tecnológica, em um processo de construção de conhecimento que pode ocorrer em diferentes níveis da Educação”, destaca Géri.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, adianta que a proposta inicial é que cada escola escolha o seu projeto de app, a partir de uma temática principal que ainda será definida. “Os projetos deverão acompanhar os conteúdos da grade curricular, a partir de temáticas sugeridas e propor, inclusive, conteúdos relacionados a temas cujos alunos demonstrem dificuldades de aprendizagem. Assim, os aplicativos, ao serem inseridos nos tablets, poderão ser usados como mais um recurso para auxiliá-los na construção do conhecimento, de forma instigante e lúdica, com mediação dos professores”, salientou Heloí.

A realização do projeto contará com a parceria do Colégio Estadual de Pato Branco (Premen), que atuará com a perspectiva pedagógica, por meio dos cursos técnicos de formação de docentes. A Prefeitura busca a parceria, ainda, do Departamento de Informática da UTFPR – Câmpus Pato Branco, além da mentoria de empresas da cidade ligadas à gameficação.

Bienal dos Quadrinhos

Entre as novidades que estão sendo preparadas para a Inventum 2019, estão tratativas para a possível realização uma edição da Bienal dos Quadrinhos durante a feira, programação que deve agregar atividades que envolverão a produção de quadrinhos, literatura e artes visuais, com artistas de renome nacional. Para Pato Branco, além da programação durante a Inventum, a equipe responsável pela Bienal dos Quadrinhos – que é um dos maiores eventos do gênero do País, com destaque na América Latina – propõe também a realização de oficinas de produção de HQ com alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Educação, envolvendo as famílias e a comunidade em geral.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários