Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum 2015 terá o Museu do Ponto, da UFMG

Entre as atrações da 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015, que acontece de 03 a 07 de novembro, no Parque de Exposições, está o Museu Itinerante Ponto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O espaço interativo é adaptado em uma unidade móvel com seis ambientes, que tem como proposta despertar o interesse de estudantes à ciência. O museu promove também exposições e oficinas externas, interligando as mais diversas áreas do conhecimento.

Para o prefeito Augustinho Zucchi, o Museu do Ponto será um grande laboratório de estudos para alunos da rede pública e privada de Pato Branco e região. “Ao inserirmos a tecnologia nas escolas municipais, com os tablets e oficinas de robótica, oportunizamos uma educação diferenciada. Agora, com a Inventum, essa postura ganha dimensões ainda maiores e certamente resultará em momentos inesquecíveis paras a nossas crianças”, destaca Zucchi.

 

Na parte interna do museu, os visitantes da Inventum 2015 poderão simular a estadia no útero materno; descobrir várias formas de ver o mundo através dos sentidos; “controlar” um submarino submerso em águas profundas; fazer uma viagem 3D pelo planeta; conhecer várias cidades do mundo e interagir com diferentes locais; e influenciar no meio ambiente e na vida humana em uma proposta que aguça a percepção e estimula a mudança de hábitos.

 

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, ressalta que os visitantes da Inventum poderão vivenciar na prática diversas experiências. “Queremos despertar o interesse de crianças, jovens e adultos, mostrar que a tecnologia está presente no nosso dia a dia e que pode ampliar o nosso conhecimento. Essa é a verdadeira democratização tecnológica e confirma a Inventum enquanto uma feira feita para todos, com o objetivo de estimular a inovação”, ressalta Géri.

 

Do lado de fora da unidade móvel, o Museu do Ponto promoverá experimentos em diferentes áreas do conhecimento, tais como: Ponte Arco Catenário; Boca – Kit Drogas; Caleidoscópio; Cama de prego; Cérebro Gigante; Coração Gigante; Corpo Humano; Energia Eólica; Esôfago – Kit Drogas; Estômago – Kit Drogas; Estrutura Atômica; Força das Mãos; Homem-Fatiado; Indução Eletromagnética; Indução por Movimento; Miragem; Olho Gigante; Ouvido Gigante; Placa Energia Solar; Sistema Circulatório e Sistema Nervoso. Pelas nomenclaturas é possível identificar a variedade das atrações.

 

Realização

A Inventum 2015 é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio,  Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários