Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum 2015 terá festivais de robótica

Serão duas modalidades, uma com alunos da rede municipal e outra dos colégios Sesi

A 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015, de 3 a 7 de novembro próximo, no Centro Regional de Eventos, terá concursos de robótica entre as atrações. Haverá concurso municipal, envolvendo alunos da rede municipal de Ensino participantes do projeto Robótica nas Escolas, e também o Festival de Robótica dos colégios Sesi. O ingresso para a Inventum é gratuito para todos os dias do evento.

O festival do Sesi será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, com a participação de 16 colégios do sistema no Paraná, incluído o de Pato Branco. De acordo com Heloisa De Bortolli Simino, professora de Oficinas Tecnológicas do colégio Sesi Pato Branco, aproximadamente 160 estudantes estarão competindo.

“Cada equipe pode ter até dez alunos e até dois técnicos”, conta Heloisa, que também é técnica da equipe de robótica pato-branquense. A professora relata ainda que a equipe do Sesi de Pato Branco tem oito integrantes e mais um técnico suplente, o professor Marcio Piaceski.

No festival, que terá como tema o Gerenciamento do Lixo, as equipes serão avaliadas em quatro quesitos: desenvolvimento do projeto; trabalho em equipe; design funcional do robô; e programação e execução de missões.

Concurso municipal

A outra competição de robótica envolverá os alunos da rede pública de Pato Branco.O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, adianta que o festival do projeto Robótica nas Escolas, envolverá alunos e os seus robôs construídos durante o ano nas oficinas realizadas nos estabelecimentos escolares municipais.

“A avaliação será a feita a partir de critérios como materiais recicláveis utilizados, criatividade e execução de missões. Com esse festival, oportunizamos aos alunos despertar o interesse pela robótica e tecnologia já nos anos inicias, dentro da escola pública municipal. É um projeto de futuro e quem acompanhar o festival irá ficar surpreso com os trabalhos”, analisa Géri.

A Inventum 2015 é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio,  Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE).

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários