Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Inventum 2015 demonstra o potencial do setor tecnológico de Pato Branco

A 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2015 iniciou na noite desta terça-feira (03), no Parque de Exposições. Lideranças e autoridades estaduais prestigiaram a cerimônia de abertura ao lado do prefeito Augustinho Zucchi e representantes das entidades parceiras, destacando o ambiente tecnológico instituído em Pato Branco, bem como o potencial da primeira feira da região Sudoeste voltada ao setor. A feira setorial segue até domingo, dia 07, com entrada gratuita. A programação pode ser conferida em inventum.org.br.

Entre os presentes estiveram o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o deputado estadual Guto Silva; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra; o gerente-regional do Sebrae/PR, Joailson Agostinho; o presidente do NTI, Alessandro Moraes; o vice-presidente da Fiep, Cláudio Petrycoski; o diretor-geral da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin; o diretor-geral da Fadep, Eliseu Bertelli; a vice-diretora da Faculdade Mater Dei, Ivone Guerra; o vereador Claudemir Zanco; e demais autoridades.

O prefeito Zucchi ressaltou que a Inventum contempla o planejamento da Administração Municipal pela consolidação do ambiente voltado à tecnologia e à inovação. “Temos que fortalecer o setor, fazer com que Pato Branco, que é polo regional, se confirme enquanto referência nacional. A Inventum demonstra que um Município de médio porte pode ser a cidade da inovação e liderar o desenvolvimento tecnológico na região e no Estado do Paraná”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o trabalho realizado em Pato Branco contribui no desenvolvimento do setor tecnológico do Estado do Paraná. “Gostaríamos que todas as cidades de médio porte tivessem o perfil de Pato Branco, que mostra o seu potencial para o Paraná e para o país. Esse planejamento é fundamental, pois um Estado e um Município, para se desenvolverem, precisam trabalhar com tecnologia e com inovação”, salientou.

Para o diretor-geral da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Idemir Citadin, a Inventum incentiva a busca por conhecimento. “Pato Branco se destaca por ter uma feira setorial que não é comercial, priorizando o conhecimento, mostrando que a tecnologia e a inovação estão a serviço da comunidade”, disse.

O vice-presidente da Fiep, Cláudio Petrycoski, destacou a postura da Administração Municipal em promover condições para que o setor tecnológico seja fortalecido, acompanhando assim o desenvolvimento da cidade e da região. “A Inventum é mais um orgulho para os pato-branquenses e para o Sudoeste. Essa feira é uma vitrine, que se confirma enquanto mais um diferencial que nos torna reconhecidos no Paraná”, ponderou.

Na Inventum 2015, estudantes e profissionais terão contato direto com as tendências do setor tecnológico, conhecendo projetos inovadores apresentados pela Incubadora Municipal, por empresas locais e pelas Instituições de Ensino Superior de Pato Branco, além de atrações de renome nacional, como é o caso do Museu do Ponto, do Matemativa (Museu da Matemática da UEM), do Museu do Videogame, do Motion Sphere, entre outros.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, essa combinação despertará o potencial empreendedor dos visitantes, sobretudo dos jovens. “Estamos levando para a comunidade esse ambiente de imersão em tecnologia e inovação, um convite para que os visitantes façam parte dessa realidade através dos incentivos ofertados no Município, bem como do polo educacional que possuímos. É uma semente que está sendo plantada, em busca de fortalecer não apenas o setor, mas também as demais áreas do conhecimento”, evidenciou.

Conforme salientou o deputado estadual Guto Silva, a pujança do setor de tecnologia da informação é um importante diferencial de Pato Branco e da região, que atrai investimentos e oportuniza o desenvolvimento sustentável. “Aqui em Pato Branco, a academia, o governo e o setor produtivo caminham juntos para consolidar um ambiente que oferta as condições necessárias para os jovens crescerem e gerarem renda para a região”, disse.

Realização

A Inventum 2015 é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae/PR, Fiep – Sesi – Senai/PR, Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), Pato Branco Tecnópole, UTFPR, Faculdade Mater Dei, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicomércio,  Sindimetal Sudoeste, Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, de Pesquisa e Inovação do Sudoeste do Paraná (IDTEP), Parque Tecnológico Binacional, Incubadora Municipal Tecnológica, Proem, 4º ano de Administração da UTFPR e Núcleo Regional de Educação (NRE).

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários