Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Startup Weekend revelou projetos voltados ao agronegócio

No último final de semana, dias 25, 26 e 27, aconteceu o Startup Weekend Pato Branco Agro 2018, quando os participantes tiveram 54 horas para criar suas startups e propor  soluções para diversas áreas do agronegócio. A programação aconteceu no escritório do Sebrae/PR, sendo uma realização do Sudovalley – Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná, em parceria com o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria Municipal de Agricultura, com patrocínio global da Google e da Techstars.

As ideias selecionadas garantiram vagas para a Incubadora do Parque Tecnológico de Pato Branco, onde receberão infraestrutura, assessoria e acompanhamento necessário para potencializar os empreendimentos. As vencedoras foram as equipes doCampo (1º lugar), Seu Adubo (2º lugar) e Estação Tech (3º lugar). A menção honrosa foi para a equipe Arrenda Fácil, que se destacou durante o processo.

O primeiro lugar garantiu, ainda, vaga no programa de aceleração do Sebrae/PR.O projeto vencedor, o “doCampo”,  abordou a dificuldade do consumidor encontrar produtos coloniais. O grupo propôs um marketplace, plataforma online onde o agricultor poderá realizar um cadastro simplificado para ofertar seus produtos. O consumidor, por sua vez, terá mais acesso direto ao produto desejado, podendo efetuar a compra com mais comodidade, sem sair de casa.

“Participar do Startup foi uma experiência incrível, muito além do imaginado. Foram horas desafiadoras, com um misto de emoções: dúvidas, medo, nervosismo, vontade de desistir, alegria, superação e aprendizado. Cada um de nós saiu de lá com uma bagagem, mas o que todos nós conseguimos aprender, juntos, é que uma equipe unida pode superar desafios que, sozinhos, não conseguiríamos. Foi sensacional cada hora vivida lá dentro”, comenta um dos integrantes do “doCampo”, Johnny Rockembach Kraemer.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, enalteceu o potencial dos projetos apresentados. “Essas ideias poderão ajudar, decisivamente, no processo de viabilização de novas tecnologias para a agricultura. Vamos recebê-las no nosso Parque Tecnológico, para que elas possam virar negócios e contribuir para desenvolver o agronegócio, área tão importante para o nosso País”, destacou.

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, a experiência motiva a criação de startups e fortalece a cadeia de tecnologia e inovação existente em Pato Branco. “O nosso ambiente tecnológico é estimulado pelo Município, pelas universidades e diversas entidades que, unidas, tornam possíveis iniciativas como o Startup Weekend. Momentos como estes, além de oportunizarem o desenvolvimento de novos projetos, certamente marcam a vida dos participantes, que passam a conhecer novas perspectivas profissionais, por meio da imersão e contato com pessoas de diferentes áreas”, enfatiza Géri.

54 horas de aprendizado e experiências

Foi a primeira vez que Vanessa Lucion, funcionária pública e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UTFPR, participou do Startup Weekend. “Busquei conhecimento e entender o que é uma startup, para quando surgir uma nova ideia ou um problema para ser resolvido, que eu esteja segura para seguir em frente. Significou uma experiência de vida também, pois tivemos oportunidade de interagir com pessoas de diferentes áreas, com diferentes visões”, contou.

Para Rubens Patrick Pinto, acadêmico de Engenharia Elétrica da UTFPR, participar da programação foi uma forma de conhecer a metodologia do evento, que é reconhecido internacionalmente por gerar empresas e ideias para todo o mundo.

“Quero entrar no mercado de trabalho sendo um empreendedor. Quero me preparar o máximo que eu puder até lá, adquirindo conhecimento e experiência, até estar apto a abrir o meu próprio negócio. Trabalhei em um projeto diferente da minha área, mas necessário. Todo o processo construtivo e estrutural, assim como a dinâmica do evento, tornou a nossa participação muito válida”, avaliou.

Realização

O Startup Weekend Pato Branco Agro foi uma realização do Sudovalley – Núcleo de Startups do Sudoeste do Paraná, em parceria com o Município de Pato Branco e a Techstars, com patrocínio do Sebrae/PR, Avícola Pato Branco, Coopertradição, InoBram, Ampernet, Aiqfome, Lavoura S/A, Softfocus e Sicoob. O evento contou com apoio do Iapar, Opsocial, WideSys, Caroline Domingos – Arquitetura e Lighting Design, Alien Energy Drink, Academia PME, Agricultura no Comando (ANC) e Mari Eventos.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários