Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria Municipal de Saúde apresenta novo Sistema de Gestão

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou, na manhã desta quinta-feira, dia 26, o novo Sistema de Gestão de Dados da Secretaria Municipal de Saúde. Com o sistema, será possível monitorar diversas informações referentes à saúde pública de Pato Branco, inclusive mensurar onde cada recurso foi investido. Na ocasião, também foram entregues 104 novos tablets para os agentes de saúde.

O prefeito Augustinho Zucchi afirmou que o sistema será fundamental para o planejamento da Saúde, representando modernização e transparência. “Esse mecanismo é para sabermos exatamente o que acontece com os usuários da Saúde e, assim, poderemos melhorar cada vez mais o atendimento, maximizando nossos resultados, estabelecendo estratégias e, principalmente, planejando os nossos investimentos”, explicou Zucchi.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, afirma que o sistema será uma ferramenta importante na tomada de decisões. “Muito foi feito pela Saúde de nossa cidade, tanto que somos referência para a 7ª, 8ª e 9ª Regional de Saúde no Paraná e, ainda, o Noroeste de Santa Catarina. Agora, chegou a hora de avançarmos mais e isso acontecerá com base em dados coletados via sistema, que nos oportunizará o levantamento e compartilhamento de informações para anteciparmos decisões e planejarmos estratégias e ações”, ressaltou a Márcia.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Bernardi, a novidade vem ao encontro do que Pato Branco representa em tecnologia. “Nosso Município investe constantemente em inovações tecnológicas que geram qualidade, tanto no trabalho dos profissionais quanto ao usuário final, que será o maior beneficiado com a implantação desse sistema”, disse Joecir.

Sobre o sistema

Durante a apresentação, o mês de junho foi usado como referência para o demonstrativo de quais dados serão possíveis de serem coletados. Com o sistema, é possível saber em tempo real, por exemplo, quantas consultas, quais os principais exames, e quais os encaminhamentos foram dados após o atendimento em cada uma das Unidades de Saúde da cidade.

O sistema também coletará dados da Farmácia Central e da UPA, pois será integrado com os novos tablets dos Agentes de Saúde, que visitam as famílias e são responsáveis por esse elo entre a comunidade e o atendimento nas Unidades de Saúde.

A partir dos dados apresentados, foi possível saber que em junho, do dia 01 ao 30, 31.833 pessoas foram atendidas na Farmácia Central, uma média de 1.515 pessoas ao dia, sendo que o atendimento acontece de segunda a sexta-feira. No mesmo período, o medicamento mais entregue foi o Tamiflu, utilizado para o tratamento da gripe.

Outro dado interessante que o sistema consegue monitorar, é o tempo médio de atendimento nas Unidades de Saúde, que foi de 1h04min, desde a chegada até a saída. Sobre a UPA, o sistema apontou que foram realizadas 9.207 atendimentos, uma média de 307 atendimentos por dia.

Investimentos na Saúde

A estruturação que vem sendo executada pelo Município foi um dos fatores fundamentais para a implantação do sistema. Desde 2013, Pato Branco recebeu cinco novas unidades de saúde, nas regiões dos bairros Industrial, Novo Horizonte, São Cristóvão, Alvorada e Fraron. Paralelamente, mais de 240 profissionais, aprovados em concurso, foram contratados para a Secretaria de Saúde. Com isso, a cidade passou de 07 para 18 equipes de Estratégia, Saúde da Família e de 06 para 13 pediatras. Destaque, também, para o atendimento da UPA – 24 horas, que realiza cerca de 100 mil atendimentos anualmente.

Avanços como estes posicionaram Pato Branco como a 11ª melhor Saúde no Brasil e a 1ª no Paraná, segundo estudo divulgado pela Exame em 2017.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários