Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco celebra os 60 anos da Revolta dos Posseiros

Na manhã desta quinta-feira, dia 05, iniciou a exposição na Casa Temática, que recebeu decoração ambientada nos anos 50, dando início à programação

 

O Município de Pato Branco, por meio do Departamento de Cultura, iniciou nesta quinta-feira, dia 05, as atividades em comemoração aos 60 anos do Levante da Revolta dos Posseiros. A programação teve início com a abertura da Casa Temática, que recebeu decoração ambientada nos anos 50. Na solenidade, estiveram presentes os alunos das Escolas Municipais Maria Jurema Ceni, São Cristóvão, União, Santos Dumont e Rocha Pombo, além das Escolas Estaduais La Salle e Castro Alves. O cronograma de atividades segue até o dia 09, segunda-feira, e contará com apresentações do espetáculo “Entre o Amor e o Ódio” e de um documentário sobre a Revolta dos Posseiros.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, ressalta que ao oportunizar que a população conheça um pouco mais sobre essa história, estimula-se a valorização da memória, da cultura e o sentimento de pertencimento. “Precisamos preservar a memória daqueles que lutaram para que hoje pudéssemos estar aqui, em uma cidade próspera e com uma estrutura fundiária diferenciada, onde se destacam as pequenas propriedades”, explicou Zucchi.

Para a diretora do Departamento de Cultura, Eliane Gauze, o intuito da organização é oportunizar um momento para conhecer, pensar e relembrar o passado. “Todos devem saber como esse momento da nossa história e, para isso, desenvolvemos uma programação onde, uma das atividades, é a casa ambientada nos anos 50, para mostrar como era o cotidiano dos nossos antepassados”, ressaltou Eliane.

A professora da Escola Municipal Santos Dumont, Eliane Rudel, disse que os alunos ficaram felizes em conhecer o espaço. “Algumas crianças já leram livros falando sobre a Revolta dos Posseiros e identificaram a importância histórica do conflito. Elas ficaram encantadas ao visitar a Casa Temática e conhecer como era a rotina da época”, falou a professora.

A aluna do 5º ano da Escola Municipal Santos Dumont, Kauane Vitória da Rosa, 10 anos, contou que já conhecia a história da Revolta dos Posseiros. “Minha mãe sempre me fala sobre isso e conta como foi. Gostei muito de ver a casa com a exposição, pois era tudo muito diferente, sem computador ou televisão, por exemplo”, disse a aluna.

A casa da década de 1950

A Casa Temática de Pato Branco ganhou mobília, utensílios e detalhes que resgatam uma história que possui mais de 60 anos. A decoração, típica da década de 1950, mostra o interior de boa parte dos lares brasileiros na época, especialmente o cotidiano de famílias do Sul do Brasil. Sofás, mesas, tapetes, rádios, máquinas de costura são alguns dos elementos que revisitam essa história. Além disso, estão expostas maquetes das primeiras casas da cidade, elaboradas pelo curso de Arquitetura da Faculdade Mater Dei.

A exposição segue até 29 de outubro. De segunda a sexta-feira, os horários de visitação da Casa Temática serão das 09h às 11h, das 14h às 17h e das 18h às 21h. Aos sábados e domingos, das 16h às 21h.

A participação na programação alusiva aos 60 anos do Levante da Revolta dos Posseiros é gratuita. Veja as atrações e participe:

 

05.10  

Quinta-feira

Peça teatral: Entre o Amor e o Ódio

Local: Teatro Municipal Naura Rigon

Horário: 19h30.

 

06.10

Sexta-feira

Apresentação do Documentário sobre a Revolta dos Posseiros

Local: Teatro Municipal Naura Rigon

Horário: 09h.

 

Peça teatral: Entre o Amor e o Ódio

Local: Teatro Municipal Naura Rigon

Horário: 14h30.

 

Visitação da Casa Temática

Local: Praça Presidente Vargas

Horário: 14h às 17h e 18h 21h.

 

07.10 e 08.10

Sábado e Domingo

Visitação na Casa temática

Local: Praça Presidente Vargas

Horário: das 16h às 21h.

 

09.10

Segunda-feira

Peça teatral: Entre o Amor e o Ódio

Local: Teatro Municipal Naura Rigon

Horário: 09h30.

 

Apresentação do Documentário sobre a Revolta dos Posseiros

Local: Teatro Municipal Naura Rigon

Horário: 14h30.

 

Lançamento do Livro: 1957, Revolta dos Colonos – Lembranças de um idealista (autor: Luiz Marini)

Local: Teatro Municipal Naura Rigon

Horário: 19h.

 

Peça teatral: Entre o Amor e o Ódio

Local: Teatro Municipal Naura Rigon

Horário: 20h.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários