Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura de Pato Branco promove formação continuada para profissionais da Rede Municipal de Educação

Ao todo, mais de 1.250 profissionais participam das atividades desde o dia 28 de janeiro

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está promovendo, desde o dia 28 de janeiro, formação continuada para profissionais da Rede Municipal de Educação. A programação, que conta com diversas palestras e conteúdos específicos para diretores, professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, coordenadoras, zeladoras, serventes, motoristas do transporte escolar e merendeiras, além de momentos de integração entre os profissionais, terá continuidade até esta sexta-feira, 07 de fevereiro. Ao todo, mais de 1.250 profissionais participam da formação.

Entre os principais temas abordados estão: Proposta Pedagógica Curricular (PPC) da Sala de Recursos; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Prática: Educação Infantil e Pré–Escola e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Atuação diante de emergência nas escolas; Metodologias Ativas – Educadores do Tempo Integral; Sondagem e Plano de Atendimento Individualizado; Trabalho e Valorização da Função; Cuidado e Afeto no Transporte de Crianças com Deficiência; entre outros.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, explicou que as formações continuadas são exigidas pela legislação, principalmente através da resolução 02/2015, do Ministério da Educação. Neste ano, segundo ela, buscou-se cumprir um cronograma em diferentes locais e com formadores de distintas áreas. “Oportunizar a formação em todos os âmbitos, para atender diferentes necessidades de formação, é nosso principal objetivo”, afirmou.

A secretária ainda disse que todo profissional precisa rever suas metodologias e estratégias, conforme vão surgindo novas exigências de resposta a desafios que a profissão impõe. “Quando trabalhamos com crianças, o cuidado precisa ser dobrado. Elas mudaram muito, comparada com algumas décadas atrás. O mundo mudou, os comportamentos são outros e as salas de aulas precisam se atualizar para atender essa demanda”, salientou Heloí.

Para a professora da Escola Municipal José Fraron, Cilene Oldoni, a formação continuada é de extrema importância. “Acho fantástico esses encontros e essa oportunidade de aprender, ganhar novos conhecimentos. A educação está em constante evolução e temos que acompanhar e nos atualizar. São trocas de conhecimento muito ricas”, analisou.

Lançamento do livro

Durante a programação, no dia 3 de fevereiro, aconteceu o lançamento do livro “Formação Continuada e seus desdobramentos 2 – Ensino da Língua Portuguesa por meio de gêneros do discurso no Ensino Fundamental 1”. A obra é resultado de oficinas realizadas durante o ano letivo de 2019, entre os docentes da Rede Municipal de Pato Branco e do curso de Letras e Mestrado em Letras, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR – Câmpus Pato Branco. O objetivo do livro foi contribuir com o ensino de gêneros da Língua Portuguesa, no Ensino Básico, e minimizar lacunas da formação dos professores.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários