Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município reuniu cerca de 450 agricultoras em evento alusivo ao Dia da Mulher

Tradicional Encontro das Mulheres Agricultoras promoveu uma programação repleta de atividades

 

Nesta quarta-feira, dia 08, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Agricultura e juntamente com entidades parceiras, promoveu o 17º Encontro das Mulheres Rurais. O encontro é mais uma ação do Programa Flor do Campo e contou com a participação de aproximadamente 450 agricultoras, de 33 comunidades de Pato Branco. Na programação, palestras e atividades recreativas evidenciaram o papel das mulheres no desenvolvimento rural.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, enalteceu a importância da mulher e do encontro anual. “Sou filho de agricultores e sei a importância que a mulher exerce no desenvolvimento rural, pois ela é o alicerce da sua família, é quem direciona e cuida da vida de todos que estão a sua volta. Além disso, ela participa, diretamente, da produção e da renda familiar. Esse evento é uma homenagem a elas que, com carinho e dedicação, garantem o nosso futuro”, agradeceu Zucchi.

O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, contou que o evento consolida-se a cada edição. “É um encontro esperado e que possui grande participação. A mulher desempenha um papel fundamental na agricultura, por isso buscamos estimular, motivar e buscar a qualidade de vida delas e de suas famílias. Seja com programas como o Flor do Campo, eventos como este ou buscando melhorias nas suas comunidades, como e o caso do asfalto nas estradas rurais, que garante economia, segurança e mobilidade para quem reside no campo”, afirmou.

Marli Paloschi, da comunidade de São João Batista, já participou da oficina de ginástica, oferecida pelo Flor do Campo. “Eu adoro, porque além de ser uma atividade de lazer, ainda estamos melhorando a nossa saúde. Para nós, esse encontro é um dia especial, uma ocasião em que saímos da rotina”, afirmou.

Para Marivone Baldin, da comunidade de São Caetano, o tradicional encontro pelo Dia da Mulher é a oportunidade para fazer novas amizades. “Eu participo desde a primeira edição e, além de encontrarmos as amigas, também conhecemos outras pessoas e conversamos bastante. Ainda aprendemos algo novo com as palestras e nos divertimos com as atividades”, disse.

Após a abertura, realizada no CTG Tarca Nativista, aconteceram duas palestras: “Seja sócia do seu sucesso”, com Emmanoel José Lourenço e “O papel da mulher no manejo e conservação do solo”, com a professora Drª Nilvania Aparecida de Mello, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Durante a tarde, diversas atividades recreativas foram realizadas no Largo da Liberdade, com a coordenação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O encontro

O 17º Encontro das Mulheres Rurais de Pato Branco foi uma realização da Prefeitura de Pato Branco, Secretaria Municipal de Agricultura, Associação de Mulheres Rurais de Pato Branco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural de Pato Branco, Central das Associações de Produtores Rurais de Pato Branco, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP), Senar, Emater/PR e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento contou com apoio da Coopertradição, do Sicoob e da Cantu Alimentos.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários