Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Festival de Atletismo reúne alunos da Rede Municipal de Educação de Pato Branco

Nesta sexta-feira, 22, aconteceu a primeira etapa do Festival Municipal de Atletismo, com alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Educação. A atividade faz parte da escolinha de atletismo criada pela Prefeitura de Pato Branco em 2013, desenvolvida através da Secretaria de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a UTFPR – Câmpus Pato Branco. O festival, que terá mais uma etapa, reunirá 1.700 crianças em atividades de corrida, salto em distância e arremesso de peso – os destaques integrarão o projeto, que continua quando as crianças ingressam na rede estadual de Educação.

O prefeito Augustinho Zucchi esteve no festival, presenciando o desempenho dos futuros atletas. Ele ressalta a importância da iniciativa, que além de incentivar a prática do esporte, reflete na formação dos alunos. “Ao mantermos a criança no esporte, estamos desenvolvendo um trabalho social, sobretudo contribuindo na formação de cidadãos. Além disso, com o resgate do atletismo, muitos talentos representarão Pato Branco em competições oficiais, num futuro próximo”, salientou Zucchi.

Foi a primeira vez que André Oliveira Pereira, aluno do 4º ano da Escola Municipal Vila Izabel, participou de um festival como esse. Mas nem pareceu, pois além de ficar em primeiro lugar na corrida, ele teve até torcida organizada. “Foi muito emocionante. Achei muito legal”, disse.

Quem também ficou em primeiro lugar na corrida foi Emanuelle Luiza Zancanaro, aluna do 4º ano da Escola Maria Jurema Ceni.  “Achei bem legal, porque a gente fez bastante ginástica. Dá muita vontade de participar desse projeto”, relevou.

Aos 9 anos, Tainá Kamilly Pereira, aluna do 4º ano da Escola Irmã Dulce, acha importante a prática de exercícios físicos. “Me exercito em casa, quando passeio com a minha mãe e também na escola. O atletismo é um esporte legal, que dá pra fazer quando a gente quiser”, apontou.

Trabalho de base, pelo futuro

Como o objetivo é desenvolver um trabalho que tenha continuidade, para popularizar o esporte e despertar talentos na infância e adolescência, o projeto, denominado “Praticando para vencer”, passou a atender alunos dos 6º, 7º e 8º anos da Rede Estadual. Assim, quando saem das escolas municipais, as crianças continuam inseridas no esporte.

O coordenador do projeto, Marcos Antônio Gonçalves, o professor Poolga, explica que as atividades acontecem semanalmente, na pista de atletismo da UTFPR. No festival, que envolve alunos dos 4º e 5º anos, de todas as escolas municipais, potenciais atletas são revelados e passam a integrar a escolinha. “O festival desperta a vontade das crianças praticarem o atletismo e faz com que elas conheçam esse esporte olímpico, que é o mais difundido no mundo. Mas os alunos que não tiverem um bom desempenho no festival e queiram participar do projeto, também podem”, explica.

Participantes do projeto representarão Pato Branco em um festival realizado em setembro, em Campo Mourão.  “Temos dez turmas do projeto, com alunos da rede municipal e estadual. São cerca de 114 crianças das escolas municipais participando semanalmente na pista da UTFPR. Pretendemos chegar a 200 alunos da rede municipal no decorrer do ano”, adianta Poolga, lembrando que a Prefeitura também oferece transporte aos participantes.

“Temos uma história muito bonita no atletismo, com atletas bem sucedidos. Diante desse potencial, tínhamos o compromisso de implantar esse projeto, que faz parte do plano de governo do prefeito Zucchi. É um trabalho de base, infantil, juvenil e adulto”, completa o secretário de Esporte, Lazer, Juventude e Idoso, Paulo Stefani.

A segunda etapa do festival será no dia 29 de agosto, com alunos dos 5º anos. O evento conta com o apoio do SESC. As escolas municipais do interior participarão em outro momento. Além disso, festivais do gênero também acontecem nos colégios estudais no decorrer do ano.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários