Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Feira do Livro acontece em Pato Branco

Centenas de crianças já visitaram a Feira do Livro e participaram da Contação de Histórias

 

Nesta terça-feira (12), começou a programação da Feira do Livro, organizada pelo Município de Pato Branco, através do Departamento de Cultura. Realizada no Centro Regional de Eventos, a feira conta com uma programação extensa voltada a crianças, jovens e adultos, com contação de histórias, apresentações artísticas, oficinas, palestras e, ainda, venda de livros a preços acessíveis. As atrações seguem até a sexta-feira (15), nos períodos da manhã, tarde e noite. A participação é gratuita.

A diretora do Departamento de Cultura, Eliane Gauze, afirma que a Feira do Livro tem o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura. “Elas precisam percebam que ler é dinâmico e que a leitura está além do papel, está na sociedade. Além da programação infantil, temos atividades para todas as idades, promovendo assim uma aproximação da nossa comunidade com a cultura”, ressaltou Eliane.

Alunos das redes municipal, estadual, particular e instituições de ensino superior estão visitando a programação. Para a professora da Escola Municipal São Cristóvão, Eleni Peroni, o momento propicia uma mudança na rotina e incentiva a cultura. “Eles ficam com muitas expectativas quando sabem que vão sair da sala de aula e ir a um evento que envolva apresentações e livros. Essas atividades auxiliam muito na formação desses alunos, que aprendem conteúdos diferentes e desenvolvem o lado mais criativo”, salientou Eleni.

A aluna do 5º ano da Escola Municipal Santos Dumont, Amanda Regina dos Santos, contou que gostou de participar porque adora ler. “Meu livro favorito é Alice no País das Maravilhas, mas já li vários outros. Gosto muito de ler porque desperta minha criatividade, minha imaginação, me dá ideias e me ajuda a escrever melhor”, contou Amanda.

Renata de Souza, aluna do 5º ano da Escola Municipal São Cristóvão, olhou com interesse vários livros e estava na dúvida sobre qual escolher para comprar. “Eu adoro ler, principalmente histórias em quadrinhos e a série Diário de um Banana. Gosto porque além de me divertir aprendo muitas coisas”, afirmou.

Programação

Na manhã desta terça-feira (12), foi realizada contação de histórias para alunos das escolas municipais São Cristóvão, Santos Dumont, Irmã Dulce e Olavo Bilac. Os alunos do Colégio Estadual Augustinho Pereira participaram da palestra “A importância da leitura para cultivar a espiritualidade”, com Rosemary de Ross.

À tarde, foi realizada novamente a Contação de Histórias para os alunos das Escolas Municipais São Cristóvão, Santos Dumont, Irmã Dulce, Olavo Bilac e Antonio Cadorin e a palestra “Presença Franciscana em Terras Brasileiras”, com Neri Bocchese.  Às 19h, ocorre o espetáculo “Rock ao Piano”, com Bruno Hrabovsky.

Na quarta-feira (13), pela manhã, acontece oficina de leitura com o tema “ligação e inspiração”,  às 09h, com Marcos De Bortoli. Às 14h, contação de histórias e a palestra “A mágica do Ler”, com Eliane Gauze.  Às 20h, será realizada a Noite de Gala da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), com a posse dos novos membros.

Já na quinta-feira (14), às 09h, o frei Felipinho fará uma palestra sobre a “A influencia da leitura”. À tarde, a partir das 14h, Balduino Rech falará sobre o hábito da leitura. Às 20h, será lançado o “Documentário sobre a história político administrativa de Pato Branco”, elaborado pela pesquisadora Sueli Rosa Dartora. Na quinta e na sexta-feira, às 09h e às 15h, ocorrerá uma intervenção com desenhos feita por Leandro Dourado.

A programação segue até sexta-feira (15). Às 09h, Gilson Marcondes ministrará a palestra “Alguma poesia, poesia alguma”. Às 14h, Luis Marini falará sobre fábulas. Às 20h, acontecerá a cerimônia oficial de encerramento, com a palestra do escritor Ricardo Azevedo, que abordará a leitura na escola.

A Feira do Livro conta com o patrocínio da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), KNN Idiomas, Prepel Presentes e Papelaria, Livraria Edisel, Câmara de Dirigentes Logístas (CDL) e Sindicomércio.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários