Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Na Expopato 2018, fotógrafos realizam exposição autoral e intimista sobre o trabalho dos agentes ambientais

Esta é uma das novidades do Show Ambiental, espaço organizado pela Prefeitura, voltado à educação e conscientização ambiental dos visitantes da Feira

 

Quem visitar o Show Ambiental, espaço organizado pelo Município de Pato Branco, na 18ª Exposição, Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2018, conhecerá parte do projeto autoral realizado por quatro fotógrafos pato-branquenses que conseguiram revelar, a partir das suas fotografias, o ambiente intimista e as histórias de superação dos agentes que atuam na Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB).

Logo no início da trilha de 80 metros, situada no meio da mata nativa, fotografias feitas pelos fotógrafos Angela Zolet Palma, Robson Souza, Vanessa de Paula Bortolini e Rafael Ricieri Viecieli apresentam aspectos do dia a dia dos agentes que atuam na COTAAPB e que, diariamente, são responsáveis pela coleta, separação e destinação de 12 toneladas de resíduos recicláveis em Pato Branco.

Foram meses de trabalho de campo, entrevistas e pesquisa, que contou também com o apoio da pesquisadora Andrea Rafaela Royer Cavalheiro, responsável por parte dos textos que acompanham a exposição, bem como pelo conteúdo teórico que compõe a iniciativa.

De acordo com a fotógrafa Angela Zolet Palma, a ideia inicial do projeto era promover uma aproximação pessoal com os agentes ambientais e conhecer suas histórias. Depois, a partir da convivência, o intuito passou a ser outro: ressaltar a humanidade dos trabalhadores da Cooperativa e promover uma discussão sobre o comportamento das pessoas que separam, nas suas casas, o lixo que destinam para reciclagem.

“Se as pessoas não jogassem restos de alimentos, material sujo ou molhado, e até animais mortos no lixo reciclável, como acontece atualmente, a rotina dos cooperados seria totalmente diferente. Por isso, queremos que as pessoas reflitam sobre o que estamos destinando ao lixo reciclável, pois alguém, outra pessoa, vai mexer naquilo”, comenta Angela.

Nas fotos em preto e branco, há depoimentos intimistas dos agentes, relatando o que sentiram ao ver as fotos reveladas e o que estavam fazendo no momento dos registros. Já as fotos coloridas, mostram os processos de trabalho da Cooperativa, desde o momento em que o lixo é separado nos lares, a coleta, a triagem do material, o enfardamento e a destinação.

As fotografias revelam, ainda, outro lado da profissão de agente ambiental. “Conseguimos mostrar que eles trabalham felizes, transmitindo uma alegria que é muito gostosa de ver. Isso, apesar das condições de trabalho, devido ao nosso comportamento no momento de separar o lixo na nossa casa”, ressalta Angela.

A conscientização da população quanto ao descarte correto dos resíduos recicláveis é a principal mensagem transmitida pela exposição. “Ainda precisamos avançar muito na forma como os agentes são vistos pela sociedade, pois a comunidade, muitas vezes, desconhece a grande importância do trabalho deles para a sociedade, tampouco imagina como é a rotina desses trabalhadores, que envolve muita luta, resistência e alegria”, evidencia Angela.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, enaltece o trabalho voluntário realizado pelos fotógrafos e pela pesquisadora, em virtude da representatividade social da iniciativa. “Contamos com iniciativas como esta para diversificar ainda mais as atrações do Show Ambiental. Além disso, esse projeto fotográfico demonstra que, apesar da coleta de lixo ser uma responsabilidade do poder público, a separação correta desses resíduos depende da colaboração de cada cidadão. Temos a certeza de que estamos no caminho certo”, destaca.

 Realização

O Show Ambiental é desenvolvido pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria o Conselho Municipal de Meio Ambiente. Este ano, o tema abordado é o reaproveitamento de resíduos e do que é descartado diariamente pela sociedade. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura também está envolvida, apresentando trabalhos de alunos e professores da Rede Municipal de Educação, realizados durante o ano letivo.

Há, ainda, a parceria da Sanepar, da Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas do Sudoeste Paraná (ARIAS) e da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB). O projeto é desenvolvido desde 2006, como parte da programação da Expopato, visando trabalhar a educação ambiental, junto ao público visitante e estudantes.

Horários de visitação

A visitação no Show Ambiental, bem como na Expopato, segue nos seguintes horários: na segunda, terça e quarta-feira, dias 12, 13 e 14, das 18h às 23h. Na quinta-feira, feriado, dia 15, das 14h às 23h. Na sexta-feira, dia 16, das 18h às 23h. No sábado, dia 17, das 14h às 23h. No domingo, dia 18, último dia da feira, das 14h às 22h.

Realização

A Expopato 2018 é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, juntamente com o Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sociedade Rural e Câmara Municipal de Vereadores. A feira conta com patrocínio da Copel, Sanepar, Diário do Sudoeste, TV Sudoeste e Itaipu Binacional.

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários