Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Expopato 2018 tem nova edição do Show Ambiental

Iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) desde 2006, abordando, a cada edição, um novo tema voltado à conscientização ambiental

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, está promovendo a 7ª edição do Show Ambiental, na 18ª Exposição, Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2018. Este ano, o tema abordado é o reaproveitamento de resíduos e do que é descartado diariamente pela sociedade.

No espaço, cujos cenários são construídos em meio à mata nativa, os visitantes podem aprender sobre maneiras sustentáveis de descartar e reaproveitar o lixo, por meio de lições de conscientização. O recado está sendo dado, também, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que está apresentando trabalhos de alunos e professores da Rede Municipal de Educação, realizados durante o ano letivo.

A trilha de 80 metros apresenta aos visitantes diversos cenários que pretendem despertar a percepção sobre a importância da separação de resíduos e da reciclagem dos materiais. Neste ano, uma das novidades são as fotografias, dispostas logo no início da trilha, que apresentam traços da rotina dos agentes que atuam na Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB) e que, diariamente, são responsáveis pela coleta de 12 toneladas de resíduos recicláveis em Pato Branco.

O projeto fotográfico é resultado do trabalho autoral e coletivo assinado por quatro fotógrafos de Pato Branco: Angela Zolet Palma, Robson Souza, Vanessa de Paula Bortolini e Rafael Ricieri Viecieli. A pesquisadora Andrea Rafaela Royer Cavalheiro, foi responsável por parte dos textos que acompanham a exposição, bem como pelo conteúdo teórico que compõe a iniciativa.

O que acontece com o nosso lixo?

Quem realizar o passeio, além do contato com a natureza, aprenderá sobre as fases da compostagem de materiais orgânicos, por meio de uma composteira que visa inspirar a prática sustentável no dia a dia, tendo em vista que o processo poder ser feito nos domicílios. O espaço também apresenta exemplos do que é possível fazer com os materiais recicláveis, como formas de reaproveitamento e, até mesmo, de artesanato.

De acordo com o chefe do Aterro Sanitário e presidente do Conselho de Meio Ambiente, Normélio Bonatto, a intenção é mostrar as diversas etapas da separação dos resíduos. “Demonstramos aqui, desde como deve ser feita a separação em casa, até a captação e a separação no Centro de Triagem, mostrando quais são os destinos possíveis dos mais diversos tipos de resíduos. Ao final da trilha há, ainda, uma maquete do protótipo de uma usina tecnológica, ideal para o tratamento de resíduos, que a partir desse processo podem ser transformados em energia”, explicou Normélio.

No local, Angela Oliveira, representante da Delta Bravo, explica como, por meio da usina, acontece a transformação dos resíduos em energia. “Esta é uma evolução da pirólise, que ainda tinha um pouco de oxigênio, funciona em um processo termoquímico catalítico sob vácuo, ou seja, sem oxigênio e não libera gases tóxicos, apenas vapor de água. Então, é possível utilizar todo tipo de resíduo e transformá-lo em energia, como gasolina, carvão ou o gás utilizado nos fogões”, explicou Angela. De acordo com ela, a empresa já está realizando estudos sobre a produção de resíduos em Pato Branco, por isso a presença no Show Ambiental.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, evidencia a importância do espaço para a mudança de costumes. “Em nossa cidade, ainda há muitos materiais que são descartados incorretamente e, com as atividades do Show Ambiental e a expressiva visitação na Expopato, esperamos que haja mais conscientização. Além disso, nos próximos dias, o espaço será visitado por alunos de diversas escolas da rede municipal e particular, da cidade e região, ou seja, contribuiremos, ainda, na formação de cidadãos mais atuantes e conscientes de seu papel no meio ambiente”, ressaltou Bertani.

O Show Ambiental conta, ainda, com a parceria da Sanepar, da Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas do Sudoeste Paraná (ARIAS) e da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB). O projeto é desenvolvido desde 2006, como parte da programação da Expopato, visando trabalhar a educação ambiental, junto ao público visitante e estudantes.

Mais informações sobre a Expopato

A 18ª Exposição, Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2018 segue até o domingo, dia 18. Além do Show Ambiental, o público pode visitar a Feira, se divertir com os brinquedos do Parque de Diversões e experimentar várias opções gastronômicas. Para conferir valores dos shows, locais de venda dos ingressos, informações sobre meio ingresso, entre outras, basta acessar a página oficial do evento: www.expopato.com.br. As informações e o contato com a organização também podem ser feitas pela página do evento no Facebook: www.facebook.com/expopato ou pelo perfil no Instagram: @expopato.

Horários de visitação

A visitação no Show Ambiental, bem como na Expopato, segue nos seguintes horários: na segunda, terça e quarta-feira, dias 12, 13 e 14, das 18h às 23h. Na quinta-feira, feriado, dia 15, das 14h às 23h. Na sexta-feira, dia 16, das 18h às 23h. No sábado, dia 17, das 14h às 23h. No domingo, dia 18, último dia da feira, das 14h às 22h.

Realização

A Expopato 2018 é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, juntamente com o Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sociedade Rural e Câmara Municipal de Vereadores. A feira conta com patrocínio da Copel, Sanepar, Diário do Sudoeste, TV Sudoeste e Itaipu Binacional.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários