Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Expopato 2018 encerra programação com público recorde de mais de 220 mil visitantes

Durante a Feira, que aconteceu de 09 a 18 de novembro, foram 227.500 mil pessoas visitando o Parque de Exposições e participando da programação

 

A 18ª Exposição, Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2018, encerrou neste domingo, dia 18, com recorde de público. Foram 227.500 mil pessoas visitando o evento e participando da programação, que iniciou no dia 09 de novembro e contou com mais de 200 expositores, parque de diversões, shows de renome nacional, diversas opções de lazer, comércio de produtos, serviços e novidades do agronegócio.

Para o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, a Feira foi o momento ideal para mostrar o que a cidade tem de melhor, tendo em vista que a Expopato recebe visitantes de todo o munícipio e da região. “Organizamos tudo com muita dedicação e, para nós, é um orgulho saber que tantas pessoas estiveram presentes. Então, queremos agradecer ao público que participou da programação e aos expositores, que ofereceram produtos e serviços com muita qualidade, demonstrando carinho pelos visitantes”, disse Zucchi.

Para o presidente da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e membro da Comissão Central Organizadora (CCO) da Expopato 2018, Ezaul Zillmer, a Feira foi um sucesso. “A avaliação de todos os envolvidos foi muito positiva, tanto dos expositores que não mediram esforços em trazer novidades, quanto do público que esteve presente em todos os dias da Feira, se divertindo, comprando e conhecendo as novidades. Estamos muito satisfeitos, tendo em vista que foram meses de preparação e o resultado foi excelente”, agradeceu Ezaul.

O presidente do Sindicomércio e membro da Comissão Central Organizadora (CCO) da Expopato 2018, Ulisses Piva, afirma que a Expopato 2018 cumpriu com um dos objetivos, que era gerar negócios entre os participantes e os visitantes. “Percebemos que um grande diferencial desta Expopato foi o número de negócios que ela oportunizou para os expositores, em que eles nos relataram que estão satisfeitos com as vendas e com os novos contatos gerados com a participação expressiva do público”, explicou ele.

“Nossa intenção, para a próxima edição, será captar novas empresas, tanto de Pato Branco quanto da região, para fazerem parte da Expopato. Também buscaremos remodelar nosso Parque de Exposições e equipar os pavilhões com sistema de ar-condicionado, tudo isso para garantirmos que a Feira continue o sucesso que ela já tem e que só é alcançado tendo em vista o apoio que recebe de todos os setores, como da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde e o apoio das demais equipes da Prefeitura, responsáveis pela limpeza e manutenção”, ressaltou Ulisses.

Expositores

Foram mais de 200 expositores que apresentaram produtos e serviços nas mais variadas áreas. Desde roupas, calçados, móveis, decoração e tecnologias, até serviços, alimentos, artesanato, piscinas, produtos tradicionalistas e maquinário agrícola. Sem deixar de lado a conscientização dos visitantes por meio do Show Ambiental, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiental, e o Espaço da Ciência, organizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Muitos expositores investiram em diferenciais, como sorteios de passeios com balão, bar nas alturas – onde os visitantes podiam beber apreciando a vista do Parque de Exposições em um local elevado a 40 metros por um guindaste -, entrega de brindes, espaço para games e até cursos de como montar um bom chimarrão.

A praça de alimentação também ofereceu diversas opções culinárias, desde os lanches, com sanduíches, cachorro-quente, crepes, churros e doces, até as refeições completas, sem esquecer os food trucks.

Shows

A abertura da Expopato aconteceu no dia 09 de novembro, com show gratuito da dupla César Menotti e Fabiano; no sábado, dia 10, Chitãozinho e Xororó subiram ao palco da Feira; na terça-feira, dia 13, João Batista; dia 14, quarta-feira, véspera de feriado, Marília Mendonça, que mesmo com chuva, contou com a presença animada dos fãs cantando os sucessos; quinta-feira, dia 15, aconteceu a noite gospel, com Karis Korban; dia 16, foi a tradicional sexta-feira do rock, com Camisa de Vênus e Nenhum de Nós; sábado, dia 17, Bruno e Marrone enceraram a grade de shows da Expopato 2018.

Parque de Diversões 

Impossível organizar um evento sem pensar nos brinquedos. Milhares de visitantes aproveitaram o Parque de Diversões e se divertiram nas atrações que garantiram a felicidade de adultos e crianças, promovendo momentos que ficarão na lembrança de familiares e amigos.

O Palco do Natal, situado no mesmo espaço, também foi um dos destaques, apresentando as novidades do Natal de Pato Branco.

Sociedade Rural 

Durante a Expopato 2018, a Sociedade Rural organizou uma programação variada, com leilões, julgamentos, palestras, entre outros. O presidente da Sociedade Rural Pato Branco e membro da Comissão Central Organizadora (CCO) da Expopato 2018, Eucir Brocco, fez uma avaliação positiva das atividades da Sociedade Rural.

“Tudo aconteceu acima das nossas expectativas, pois foi um ano difícil em vários setores, mas principalmente para a pecuária. Porém, todos os leilões foram um sucesso, com ótimas vendas e preços acima do mercado. Isso foi resultado de um trabalho intenso junto às entidades e da participação dos expositores e dos compradores, tanto de Pato Branco quanto da região”, ressaltou Eucir.

Leilões

No total, 2.095 bovinos foram comercializados, entre o 26º Bezerraço, que ocorreu no dia 11, oferecendo bezerros, garrotes, bois e novilhas de todas as raças de corte e seus cruzamentos; o 4° Leilão de Raças Britânicas do Sudoeste do Paraná, realizado no dia 15, com a venda de reprodutores, matrizes e seus cruzamentos Hereford, Braford, Angus e Brangus; e o leilão de gado geral, que aconteceu no último domingo da Feira, dia 18.

O leilão de suínos, realizado no sábado, dia 17, foi responsável pela comercialização de 49 animais e o Shopping de Animais, que ofereceu animais durante toda a Feira, comercializou 15 reprodutores e 52 ovinos e caprinos. Com isso, o valor em negócios gerados pela Sociedade Rural foi de aproximadamente R$ 3 milhões.

Palestras

Promovidas pela Associação Brasileira de Hereford e Braford, na sexta-feira, dia 16 aconteceram palestras técnicas com os temas: “O potencial das raças Hereford e Braford no Cruzamento Industrial e sua produção de carne de qualidade”, com o palestrante, Coronel Celso Janoto, e “Nutrição de precisão para bovinos de corte em diferentes fases da produção”, com Evandro Schonell.

Julgamentos

A programação de julgamentos iniciou ainda no primeiro dia de Feira, 09 de novembro, com a Credenciadora para Freio de Ouro de Equinos da Raça Crioula. Na ocasião, aconteceram as provas morfológicas e funcionais realizadas pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Sudoeste do Paraná.

Na sexta-feira, dia 16, houve o julgamento de classificação das raças Hereford e Braford, Argolas e Rústicos, que foi realizado em parceria com a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

Ainda em parceria com a APCBRH, foi promovido o julgamento oficial da Raça Holandesa, no sábado, dia 17. Na ocasião também aconteceu o julgamento de classificação de bovinos das raças Taurinas e Indianas de Corte.

Rodeio Country e Motocross

 Os visitantes da Expopato também tiveram a oportunidade de acompanhar o Rodeio Country, que aconteceu de 15 a 18 de novembro. As provas foram realizadas na arena do Parque de Exposições e contaram com a participação de touros e peões premiados nacionalmente, em uma etapa final que classificou para o circuito Hiran Pro Rodeo.

Um espetáculo à parte, o Motocross, ocorrido na noite de domingo, dia 18, reuniu os amantes da adrenalina com o piloto, Gilmar Flores, conhecido como Joaninha, realizando manobras freestyle, juntamente com o grupo denominado ´´Equipe 99´´. Joaninha foi campeão dos Jogos Urbanos e do Circuito Nacional, ficando famoso por ter sido o primeiro piloto brasileiro a realizar o backflip (looping invertido). Na Expopato, ele e sua equipe realizaram a apresentação utilizando um caminhão que se transforma em uma rampa para manobras.

Realização 

A Expopato 2018 aconteceu de 09 a 18 de novembro e foi promovida pela Prefeitura de Pato Branco, juntamente com o Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sociedade Rural e Câmara Municipal de Vereadores. A Feira contou com patrocínio da Copel, Sanepar, Diário do Sudoeste, TV Sudoeste e Itaipu Binacional.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários