Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Alunos da Rede Municipal de Educação visitam Show Ambiental da Expopato

Cooperados da COTAAPB, que foram homenageados em exposição fotográfica que integrou o espaço, também visitaram o local nesta segunda-feira (19)

 

Mesmo após o encerramento da 18ª Exposição, Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2018, que aconteceu de 09 a 18 de novembro, o Show Ambiental ainda está recebendo visitantes. Nesta segunda-feira, dia 19, o espaço abriu especialmente para alunos da Rede Municipal de Educação, que puderam aprender ainda mais sobre reaproveitamento de resíduos e sobre conscientização ambiental, temas que estão sendo trabalhados constantemente pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

No espaço, cujos cenários foram construídos em meio à mata nativa, cerca de 150 alunos, das escolas municipais Rocha Pombo, Pequeno Príncipe e José Fraron, puderam verificar maneiras sustentáveis de descartar e reaproveitar o lixo que é produzido diariamente. O recado foi dado, também, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que apresentou, no local, trabalhos de alunos e professores da Rede Municipal de Educação, realizados durante o ano letivo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, explica que o aprendizado, a partir da visita das crianças, ocorreu de forma lúdica, uma vez que a trilha de 80 metros que compõe o Show Ambiental, contou com diversos cenários que objetivaram despertar a percepção sobre a importância da separação de resíduos e da reciclagem dos materiais.

“A cada ano, envolvemos as crianças no Show Ambiental, justamente porque o projeto é voltado à educação ambiental e ao desenvolvimento de práticas cidadãs de preservação da natureza. Paralelamente às ações que preparamos para a Expopato, somos parceiros da Secretaria de Educação, que está trabalhando esta questão junto às escolas durante o ano letivo. Por isso, a vinda das crianças para a visita neste espaço, soma-se, de forma significativa, às demais etapas que visam a formação cidadã e a mudança de hábitos que, por mais singelos que sejam, comprometem o futuro do meio ambiente”, avalia Bertani.

Neste ano, uma das novidades do Show Ambiental foi as fotografias que apresentaram traços da rotina dos agentes que atuam na Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB). Como foram homenageados nesta edição do projeto, os cooperados da COTAAPB também visitaram o espaço, no final da tarde desta segunda-feira (19).

O projeto fotográfico foi resultado do trabalho autoral e coletivo assinado por quatro fotógrafos de Pato Branco: Angela Zolet Palma, Robson Souza, Vanessa de Paula Bortolini e Rafael Ricieri Viecieli. A pesquisadora Andrea Rafaela Royer Cavalheiro, foi responsável por parte dos textos que acompanharam a exposição, bem como pelo conteúdo teórico.

O Show Ambiental foi promovido pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Sanepar, da Associação de Revendedores de Insumos Agrícolas do Sudoeste Paraná (ARIAS) e da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB). O projeto é desenvolvido desde 2006, como parte da programação da Expopato, visando trabalhar a educação ambiental, junto ao público visitante e estudantes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários