Notícias

Pato Branco, PR °min °max

Maior boi adestrado do Brasil será atração na Expopato 2016

Cerca de 3 mil animais estarão na feira, considerando as exposições, leilões e competições

 

Os visitantes da 17ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial – Expopato 2016, que acontecerá de 12 a 20 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco, poderão montar no maior boi adestrado do Brasil. A atração inédita na feira promete garantir a diversão de pais e filhos, pois o boi, de aproximadamente 1.300 quilos e 1,80 metros de altura, pode ser montado por crianças e adultos.

O “boi Playboy”, como é conhecido nacionalmente, estará na feira a partir do dia 15 de novembro. Além dele, também será possível passear em uma jumenta e em uma pônei. Cada passeio custará R$ 10,00 por pessoa.

O médico veterinário da Sociedade Rural e responsável técnico da Comissão Central Organizadora (CCO) da Expopato 2016, Danilo Amadori de Oliveira, explica que o boi Playboy, famoso pela participação em feiras em todo o Brasil, resulta do cruzamento de duas raças de grande porte, nelore e holandês. “Apesar da aparência imponente, pois são mais de 1.300 quilos, o animal é adestrado e dócil. Este certamente será mais um diferencial da feira, oportunizando o contato das crianças, bem como dos demais visitantes”, ressalta Danilo.

Exposição de animais

Neste ano, a Sociedade Rural Pato Branco trará cerca de 3 mil animais para a feira, considerando  as exposições, leilões e competições. Será a oportunidade para demonstrar a qualidade do setor agropecuário de Pato Branco e região. De acordo com o presidente da entidade, Eucir Brocco, os sete leilões reunirão aproximadamente 2.500 animais de corte e leite, numa projeção de negócios de mais de R$ 2 milhões. “A Expopato, mais uma vez, apresentará animais genéticamente superiores, o que demonstra a força e potencial do nosso agronegócio, que nos faz referência em todo o Estado do Paraná”, evidencia.

Destaque ainda para o julgamento rankeado credenciado pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), que trará para a Expopato 2016 bovinos da raça Holandesa, selecionados e de alta qualidade genética. Também haverá julgamento morfológico de equinos da raça Crioula, além de julgamento de classificação de bovinos de raças taurinas e zebuínas de corte.

Para exposição serão mais de 500 animais, entre bovinos de argola (200), equinos (40), suínos (60), ovinos e caprinos (150). Haverá ainda exposição de pequenos animais, entre cães (80), peixes e pequenos roedores.

A programação organizada pela CCO também contará com etapa classificatória ao Freio de Ouro, que acontecerá de 09 a 13 de novembro, no Parque de Exposições. A programação completa da Expopato 2016, assim como a agenda de leilões e julgamentos pode ser conferida em: www.expopato.com.br.

Realização

A Expopato 2016 é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, juntamente com o Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e Sociedade Rural. A feira conta com o patrocínio da Copel, Sanepar, Diário do Sudoeste, TV Sudoeste, Itaipu Binacional e AmperNet. São apoiadores a Câmara Municipal de Pato Branco, Sicoob, Banco do Brasil e o Governo Federal.

Na edição passada, em 2014, a Expopato levou 203.091 pessoas ao Parque de Exposições de Pato Branco, entre público pagante, credenciados e crianças menores de sete anos. Mais informações sobre a Expopato 2016 pelo site www.expopato.com.br ou no Facebook www.facebook.com/expopato.