Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Expopato 2016 terá nova edição do Show Ambiental

Em 2014, cerca de 80 mil pessoas visitaram o espaço que promove conhecimento e contato com a natureza

 

A 17ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2016, que acontece de 12 a 20 de novembro, no Parque de Exposições, também abordará a preservação ambiental.  O Município de Pato Branco, através da Secretaria de Meio Ambiente, já está organizando o espaço onde tradicionalmente é promovido o Show Ambiental, que neste ano terá como tema a geração e o uso sustentável de energia.

O chefe da Divisão de Políticas Ambientais da Prefeitura de Pato Branco, Antonio Cezar Soares, é um dos responsáveis pela organização do Show Ambiental. Ele explica que o tema deste ano tem o objetivo de despertar as pessoas para novas formas de produzir energia. “É um assunto oportuno tanto pelo aspecto econômico, quanto ambiental. Precisamos pensar em formas sustentáveis e fontes limpas para gerar energia”, explica Cezar.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, na área que possui aproximadamente 6 mil metros quadrados, serão apresentadas alternativas tecnológicas que possibilitam o uso sustentável dos recursos naturais, solo, água e florestas. “A preocupação ambiental é marca registrada da Expopato e, neste ano, abordaremos um tema atual, que é a geração sustentável de energia. Será uma ótima oportunidade para as crianças, assim como para as famílias, que poderão conhecer mais sobre o assunto em cenários que representarão situações do nosso cotidiano”, ressalta.

O presidente do Sindicomércio e membro da Comissão Central Organizadora (CCO) da Expopato 2016, Ulisses Piva, afirma que o espaço é um dos mais visitados da feira, tanto pelas crianças quanto pela população em geral. “Na última feira, o Show Ambiental recebeu cerca de 80 mil pessoas e a nossa intenção, a cada edição, é trazer novidades aliadas ao lazer e, também, à conscientização”, avalia.

Cenários

Uma trilha de 80 metros apresentará aos visitantes 30 cenários que pretendem despertar a percepção sobre a importância da geração e do uso racional de energia, nas suas diversas formas. Para tanto, serão demonstradas diferentes alternativas, riscos ambientais, bem como o histórico e as inovações tecnológicas para a eficiência e economia. Tudo em meio a natureza, com muitas árvores, flores e água corrente – propiciando aos visitantes um maior contato com o meio ambiente.

O Show Ambiental conta, ainda, com a parceria do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Sanepar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco e  Patoeste. O projeto é desenvolvido desde 2006, como parte da programação da Expopato, visando trabalhar a educação ambiental ao público visitante e aos estudantes de todos os níveis da educação pública e privada.

Realização

A Expopato 2016 é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, juntamente com o Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e Sociedade Rural. A feira conta com patrocínio da Copel, Sanepar, Diário do Sudoeste, TV Sudoeste, Itaipu Binacional e AmperNet. São apoiadores a Câmara Municipal de Pato Branco, Sicoob, Banco do Brasil e o Governo Federal.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários