Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Secretaria de Esporte e Lazer de Pato Branco fomenta o desenvolvimento do esporte local

Desde 2013 estão sendo implantados novos espaços e projetos na cidade, destacando o município no cenário nacional

Os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer têm evidenciado o município de Pato Branco no cenário nacional. Entre os vários projetos, como iniciação esportiva nos bairros, através do Centro de Desenvolvimento Esporte e Lazer (Cedel), criação de novos espaços públicos e de lazer, estímulo ao esporte de rendimento, merecem destaque, também, os repasses financeiros de subvenção social que, atualmente, são responsáveis pela participação de cerca de 900 atletas, de 15 modalidades diferentes, nas mais importantes competições da região, do estado e do país.

Os repasses, feitos pela Secretaria de Esporte e Lazer, são baseados na lei 13.019/14 e o secretário, Paulo Vicente Stefani, destacou, ainda, que se busca incentivar e dar os encaminhamentos para que as entidades esportivas estejam adequadas e aptas para receberem os recursos. “Toda entidade esportiva, com utilidade pública e que possa ser contemplada pela lei, poderá receber valores financeiros via chamamento público”, explicou Paulo.

Além da subvenção social, a Secretaria pode auxiliar, também, com o transporte, doação de material esportivo, despesas de pronto pagamento e realizando capacitações para as entidades na captação de recursos e apoio em seis eixos: Lei de Incentivo Federal, Lei de Incentivo Estadual, Chamamento Público Municipal, Nota Paraná, patrocínios e promoções.

“Sempre falamos para os gestores esportivos e para os presidentes das associações que somos carentes de bons projetos, pois recursos financeiros existem. A dimensão de cada equipe, das competições, depende de cada entidade”, enfatizou o secretário.

Reflexo do bom trabalho

A união de esforços, visando promover o esporte em nosso município, tem colocado Pato Branco em destaque no cenário nacional.  O Município participa de importantes competições, como a Taça Brasil de Clubes, Liga Nacional de Futsal, Liga Ouro de Basquete, Brasileiro de Artes Marciais, Novo Basquete Brasil (NBB), Jogos Infantis do Sudoeste do Paraná, Jogos Abertos do Sudoeste do Paraná, Jogos Abertos do Paraná e Jogos da Juventude do Paraná.

O futsal, por exemplo, é o atual campeão da Liga Nacional e da Taça Brasil de Clubes, o Pato Basquete disputará este ano o Campeonato Brasileiro de Basquete e o taekwondo está com três atletas classificados para a seleção nacional. “Estamos muito bem representados por nossas equipes nas mais diversas modalidades. Temos várias equipes de alto nível e temos a expectativa de aumentar, cada vez mais, a participação no cenário nacional”, salientou o secretário.

Paulo destaca, ainda, que a secretaria busca atender todas as entidades esportivas que queiram fazer esporte em Pato Branco. “Nosso compromisso é fomentar essas práticas esportivas, para que os atletas tenham orgulho de representar nosso município, além de promovermos saúde, qualidade de vida, integração e bem-estar”, ressaltou.

Para o coordenador de Esporte de Rendimento e Categorias de Base da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Rony Marcelo Slaviero, a participação dos atletas de Pato Branco nas competições oficiais é fundamental para o desenvolvimento social, esportivo e cultural.  “A vivência no esporte integra a família e a comunidade, afasta os jovens das vulnerabilidades e minimiza possíveis conflitos sociais”, analisou Rony.

O coordenador do Centro de Treinamento Equipe Silva Taekwondo, Claudionei Antônio Correia da Silva, afirmou que devido à associação ser totalmente regularizada, recebe os recursos da subvenção anual. “Esse valor faz uma grande diferença em nosso trabalho, pois os 11 atletas faixas pretas, de alto rendimento não tem custo algum para competir. Só tenho a agradecer à Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, por acreditarem em nossa equipe e possibilitarem condições de realizarmos um bom trabalho”, ressaltou Claudionei.

Recentes conquistas de Pato Branco em competições oficiais

Campeão no Campeonato Brasileiro de Bolão Sênior Feminino – 2019

Campeão da Liga Nacional de Futsal, Campeão da Taça Brasil de Futsal, Campeão Liga Sul de Futsal – 2018

Campeão regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), no basquetebol masculino (2018)

Campeões regionais dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), no Voleibol masculino e feminino – 2018

Campeão dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), na divisão B – 2018

Vice-campeão paranaense em equipes no Karatê – 2019

Vice-campeão geral nos Jogos Infantis do Sudoeste do Paraná (Jimsop´s) – 2019/2018

3º lugar dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), na divisão A – 2018

3º lugar dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), em Taekwondo masculino, divisão A – 2018

3º lugar dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), em Karatê feminino, divisão A – 2018

3º lugar dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), em Voleibol Masculino, divisão B – 2018

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários