Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Projeto Na Medida Certa estimula a perda de peso e a qualidade de vida

Os participantes da edição passada totalizaram a perda de 100 quilos. Há relatos de pessoas que deram continuidade aos ensinamentos e, de lá para cá, eliminaram 22 quilos

 

Iniciou na última quarta-feira, dia 24, a segunda edição do projeto “Na Medida Certa”, promovido pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Aproximadamente 100 pessoas participarão desta nova etapa do projeto, que aconteceu pela primeira vez em 2017, quando mais de 100 quilos foram perdidos, devido à rotina de exercícios físicos que estimularam novos olhares sobre a alimentação e os hábitos dos participantes.

A partir de agora, os participantes têm um encontro marcado todas às quartas-feiras, até o final de novembro. As aulas iniciam às 18h30, no Largo da Liberdade, sempre com acompanhamento de profissionais especializados em Educação Física, Nutrição, Psicologia e Enfermagem, que realizam um plano de atividades para cada participante.

O coordenador do Projeto, o profissional de Educação Física, Osvaldo Massafera Junior, fala sobre o principal objetivo da iniciativa. “A perda de peso é o principal intuito, mas isso ocorre associado à conscientização da importância da prática regular de atividades físicas e da alimentação saudável”, pontua.

Na edição anterior, cerca de 100 pessoas participaram do projeto, totalizando a perda de 100 quilos. Para esta nova etapa, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer aumentou o quadro de profissionais envolvidos, incluiu a aferição da pressão arterial antes das atividades para os hipertensos, além da aferição do percentual de gordura de cada integrante do projeto. “Houve, ainda, a adaptação de algumas palestras e atividades físicas, para melhor aproveitamento por parte dos participantes”, completa Osvaldo.

Segundo ele, ainda dá tempo de participar. “Apesar do primeiro encontro já ter acontecido e termos aproximadamente 100 pessoas inscritas, ainda é possível participar. Basta comparecer ao próximo encontro, na quarta-feira (31) e se inscrever na hora da atividade”, disse.

Na metodologia adotada pelo Na Medida Certa, o grupo será dividido em quatro equipes. Nesse primeiro momento, haverá a pesagem inicial e o aferimento do percentual de gordura de todos os participantes. No final do programa, novamente, haverá a pesagem e o aferimento de cada um. Vencerá a equipe que perder mais peso e percentual de gordura. Serão premiados, também, o aluno que perder mais peso e o aluno que perder mais peso proporcionalmente.

Histórias de um projeto que veio para ficar

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Stefani, avalia a eficiência do Projeto. “O Na Media Certa veio realmente para ficar, pois engloba um trabalho multidisciplinar, em que as pessoas realmente sentem a diferença, justamente por ter uma equipe trabalhando para a melhoria da qualidade de vida. É uma iniciativa que muda a vida das pessoas, pois o estímulo e a motivação em grupo tornam as atividades mais prazerosas, ficando mais fácil alcançar os objetivos de cada um”, destaca.

A história do personal trainer Fernando Favretto, 33 anos, é um exemplo de superação. Na edição passada do projeto, ele foi o que mais perdeu peso: 9.9 quilos. Mas ele não deixou a rotina, manteve o foco e, de lá para cá, emagreceu 22 quilos, conquista que ele atribui ao Projeto.

“Por atuar na área e ser graduado em Educação Física, eu via a necessidade de ser um exemplo aos meus alunos. Para mim, o Projeto representou a oportunidade de um recomeço. Posso afirmar que mudou muito a minha vida, na verdade me deu a oportunidade de viver uma nova vida, mais saudável, devido aos benefícios da atividade física aliada a uma alimentação saudável. O acompanhamento e apoio dos professores foram fundamentais”, conta Fernando.

Outro exemplo de superação e inspiração pode ser sentido no relato da zeladora Michele André, 27 anos. Na edição passada, ela eliminou quase 7 quilos e, agora, está participando do Projeto novamente. Ela conta que recorreu à atividade por indicação médica, pois já encontrava-se com grau de obesidade.

“Antes do Na Medida Certa, eu comecei a participar das aulas de zumba ofertadas pela Prefeitura e eu nunca tinha feito um exercício físico antes. No Na Medida Certa, eu perdi quase 7 quilos, com incentivos da minha família e dos professores. Resolvi fazer novamente, pois tenho o objetivo de emagrecer ainda mais. As aulas são muito boas e deixam as pessoas felizes. Eu indico o Projeto a outras pessoas, mas para ter bons resultados, é preciso se esforçar e ter sempre um objetivo”, diz Michele.

Largo da Liberdade

O Na Medida Certa acompanha o planejamento do Largo da Liberdade. O local, inaugurado em julho de 2016, é um amplo e moderno espaço voltado à prática esportiva e ao lazer das famílias pato-branquenses. Cerca de 4 mil pessoas utilizam a estrutura mensalmente, de forma regular, por meio das oficinas e atividades ofertadas para a população.

“Temos hoje, no Largo da Liberdade, atividades direcionadas e que fornecem orientações na prática de atividades físicas gratuitas, associadas a um espaço modelo e que oferece totais condições para práticas regulares de exercícios físicos, além de dispor de áreas de convivência que possibilitam integração social da melhor qualidade”, destaca o secretário de Esporte.

Realização e parceiros

O Na Medida Certa 2018 é realizado pelo Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com o curso de Enfermagem da Faculdade de Pato Branco (Fadep), juntamente com a nutricionista Fernanda Nunes Piazza e a psicóloga Liana Vendrúsculo Michelon.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários