Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município leva oficinas esportivas aos bairros de Pato Branco

O esporte é uma atividade que promove a saúde, bem-estar e lazer. Pensando nisso, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, desde 2013 oferece os Centros de Desenvolvimento Esportivo e Lazer (CEDELs). Espalhados em diversos pontos da cidade, os CEDELs oportunizam a participação dos moradores, que podem escolher e praticar atividades físicas de forma gratuita, perto de suas casas, com orientação adequada, realizada por profissionais qualificados. Atualmente, 880 pessoas participam das oficinas realizadas nos bairros da cidade.

As aulas vão desde a iniciação esportiva até a prática efetiva, todas oferecidas de forma gratuita e para todas as idades, como explica o secretário municipal de Esporte e Lazer, Paulo Stefani. “Além de promover a saúde, o esporte ainda oportuniza a boa utilização dos espaços públicos e a integração entre os envolvidos”, ressalta.

Natali Merlin Filippini, de 14 anos, participa da oficina de vôlei no CEDEL do bairro Planalto e conta que o fator determinante para a prática foi a proximidade do ginásio, onde ocorrem as aulas, da sua casa. “Eu sempre quis praticar um esporte e como eu moro aqui no bairro, ficou perfeito. O esporte, além do condicionamento físico, serve para conhecer pessoas e fazer amizades”, disse Natali.

Apesar de jovem, Maria Guadalupe Rodrigues de Oliveira, de 8 anos, já reconhece os benefícios da atividade esportiva. “Minha mãe achou que seria importante que eu voltasse a praticar a GR, porque o esporte faz bem”, contou Maria Guadalupe, que iniciou a ginástica rítmica no ano passado.

A professora da oficina de Ginástica Rítmica, Graziele Fagundes, relata que a GR é uma atividade que desenvolve a criança. “Além de melhorar a coordenação motora, o alongamento e a flexibilidade, as mães ainda contam que sentem a diferença em casa, pois as crianças ficam mais responsáveis e disciplinadas”, afirma.

Esporte nos bairros

No CEDEL junto ao CEU das Artes e do Esporte, no bairro Sudoeste, estão acontecendo as aulas de ginástica, ginástica rítmica, iniciação esportiva ao futsal, futsal e tchoukball. Na sede da AABB, no bairro Jardim Floresta, está acontecendo aulas de futsal. Na Escola Municipal de Artes, no bairro Fraron, a aula é de ginástica rítmica. No ginásio de esportes Dolivar Lavarda, no La Salle, a prática ofertada é o handebol.

No Sesc, são ofertadas aulas de basquete e a oficina “Aprender a jogar”. Já no campo sintético da praça do bairro Santa Terezinha, a atividade ofertada é o futebol. No auditório da Escola Municipal do bairro Planalto – Caic, acontecem aulas de ginástica rítmica e, no ginásio do Planalto, oficinas de vôlei e futsal. Também estão sendo realizadas oficinas nos polos esportivos dos bairros Cadorin (basquete) e Menino Deus (vôlei e futsal), bem como no campo do Industrial (futebol).

Largo da Liberdade

O Largo da Liberdade está promovendo uma programação à parte, com aulas de ginástica rítmica, tênis de mesa, futebol, handebol, xadrez, ginástica, alongamento, treinamento funcional, caminhada, avaliação física e atletismo. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, no local está acontecendo a oficina de costura artesanal e, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a oficina de robótica. Considerando as aulas de natação e hidroginástica, no Centro Aquático, no total são mais de 5.400 pessoas participando das atividades ofertadas no Largo da Liberdade, que está no primeiro ano de funcionamento.

Tanto no Largo da Liberdade quanto nos bairros, as atividades são ofertadas em diversos horários. Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer, junto ao Largo da Liberdade, pelo 3220-6087.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários