Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município entrega pista de caminhada do Complexo Frei Gonçalo

 

Estrutura representa mais uma etapa da revitalização do espaço, iniciada em 2015

 

A comunidade pato-branquense recebeu na noite desta terça-feira (05), um novo espaço para prática de atividades esportivas. A obra faz parte de mais uma etapa da revitalização do Complexo Esportivo Frei Gonçalo, no entorno do Ginásio Dolivar Lavarda. Após a revitalização das quadras, instalação da grama sintética, nova iluminação e da pintura externa do ginásio, agora a população conta com a nova pista de caminhada, pavimentada e sinalizada para melhor receber as famílias.

O secretário de Esporte e Lazer, Paulo Stefani, afirmou que as melhorias reintegraram o espaço na rotina dos pato-branquenses, pois o mesmo estava abandonado. “A infraestrutura desta pista tornou-se uma realidade para as pessoas poderem vir caminhar, correr, andar de bicicleta ou patins. Com isso, este espaço se tornou um ambiente de promoção de saúde, lazer e bem-estar”, comemorou.

Além disso, as famílias de Pato Branco contarão com uma estrutura moderna voltada ao lazer e à qualidade de vida: o Complexo Multiuso, viabilizado a partir da revitalização da antiga Fespato. O local contará com Centro de Convivência, playground, pista de caminhada, campo de futebol, Complexo Aquático (duas piscinas térmicas, uma semiolímpica adulta e uma infantil), Academia da Saúde, entre outros. Estão sendo investidos mais de R$ 4 milhões, entre recursos do Município e do Governo Federal.

O secretário lembra, ainda, que a Prefeitura mantém um amplo planejamento para viabilizar áreas de lazer nos bairros de Pato Branco. “Além de revitalizamos a praça Presidente Vargas, estamos atendendo a praça do bairro Santa Terezinha, outra reivindicação antiga da população. Também iniciaremos, em breve, a construção da área de lazer com pista de skate e playground no bairro Planalto. Paralelamente, estamos licitando as praças dos bairros Jardim Floresta e Alvorada”, completou Paulo.

Espaço público e qualidade de vida

Após as melhorias na infraestrutura, a população tem marcado presença no Complexo Esportivo Frei Gonçalo (Patão), especialmente depois das obras na pista de caminhada. Nilce Viganó Giaretta, 67 anos, contou que já frequentava o local antes da estruturação e ressalta a nova realidade. “Como moro aqui no bairro sempre vinha caminhar na pista. Depois da revitalização, ficou muito melhor, mais cômodo e percebi até um aumento no fluxo de pessoas que praticam esportes”, disse.

Para realizar as obras, considerando o trabalho de revitalização executado desde 2015, a Prefeitura investiu R$ 216.318,96 em recursos próprios. Bruna Vieira Brandes, 22 anos, afirmou que após as obras se sente mais segura para frequentar o espaço. “Com a iluminação, a revitalização das quadras e da pista o uso deste espaço por famílias aumentou consideravelmente, então eu fico mais tranquila para vir praticar esportes. Somado a isso tem a comodidade, pois antes quando chovia não dava para vir em virtude do barro”, salientou.

Para o presidente da Associação de Corredores de Rua de Pato Branco (Acorpato), Gilson Martins, a revitalização do espaço incentiva a pratica de esportes. “Tanto a gestão municipal quando a Acorpato estão trabalhando para tirar as pessoas do sedentarismo e promover qualidade de vida através do esporte. Para isso, a Prefeitura investiu na construção e revitalização de espaços como este. A nossa contrapartida é mobilizar a população a utilizar esses locais”, frisou Gilson, lembrando que associação possui hoje 183 integrantes.

Na cerimônia de entrega da pista à comunidade, além da presença de famílias que residem na região dos bairros La Salle e Parque do Som, aconteceram atividades promovidas pela Acorpato e pelo grupo de ciclismo Quebra-Freio.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários