Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Escola Pato Branco Digital atende jovens e adultos

 

As aulas do Programa Escola Pato Branco Digital começaram nesta semana com as primeiras turmas do curso de Informática Básica. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Pato Branco juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, através do Ministério da Educação (MEC). Durante dois anos, serão ofertadas 1500 vagas para cursos gratuitos. O objetivo é incentivar a inclusão digital e a qualificação profissional de jovens e adultos.

No momento, as aulas estão sendo realizadas na UTFPR e no Centro de Musicalização do bairro Alvorada. Entre os participantes está Salete Aparecida dos Santos, 53 anos. Para ela, as aulas de informática propiciam aprendizado. “Eu via meus filhos usando o computador, tinha vontade também, mas parecia complicado e eu tinha medo de estragar o equipamento. Agora que estou aprendendo, posso me distrair pesquisando receitas, lendo e exercitando a mente”, explica.

Para Vanessa Boff, 25 anos, as aulas são uma oportunidade de crescimento profissional. “É a primeira vez que tenho acesso a um curso assim e, mais do que aprender para utilizar em meu cotidiano, resolvi começar as aulas porque acredito que é um meio de conseguir um emprego melhor”, avalia.

Nas quartas-feiras, as aulas no Centro de Musicalização são para adolescentes que participam das atividades do Pró-Jovem, do CRAS do bairro São João. Eles recebem transporte para participarem das aulas no bairro Alvorada. Grazieli Santos Vieira, 16 anos, é uma das adolescentes que participa do curso de informática básica. “Fiquei sabendo das aulas, me inscrevi e estou com muita expectativa, pois sei que uma boa formação é importante para o meu futuro”, disse Grazieli.

A educadora social do CRAS do bairro São João, Salete Burile Lazzarini, realiza o acompanhamento dos adolescentes e contou que eles estavam ansiosos com a participação no curso. “Começamos a realizar as inscrições e rapidamente preenchemos o número de vagas. Eles estão bastante interessados, pois essas aulas contribuem no futuro profissional e muitos não têm condições de pagar por cursos do gênero”, ressalta.

Atualmente, os cursos atendem jovens, adultos e idosos. Além disso, entre as turmas existentes na UTFPR, há uma voltada a servidores da Prefeitura, em que as aulas ocorrem nas quintas-feiras, à noite.

A Escola Digital

Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, o programa democratiza o acesso à tecnologia e incentiva a qualificação profissional. “Queremos mostrar que a tecnologia também oportuniza a geração de emprego e renda, o que fomenta o desenvolvimento de Pato Branco e representa novas perspectivas de vida para jovens, adultos e idosos”, destacou.

De acordo com o professor do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Fábio Favarim, o programa de extensão reflete na relação entre a universidade e a sociedade, pois promove inclusão social e digital. “A tecnologia está sendo um meio de oportunidades de trabalho, dando acesso à informação, aprendizado e conhecimento”, pontua.

Os cursos são ministrados por alunos bolsistas e voluntários dos cursos da área de computação da UTFPR – Câmpus Pato Branco. “A participação ativa dos nossos alunos nesse programa visa despertar o interesse desses jovens pelo lado social, assim como permitir que eles retribuam na sociedade”, ressalta o professor Fábio.

O Programa Escola Pato Branco Digital ofertará, gradativamente, novas modalidades, nas áreas de: Linux e Internet; desenvolvimento de páginas Web; programação de computadores; editoração de imagens; aplicativos de escritório; montagem e manutenção; e uso de tablets. Além disso, serão cerca de 30 oficinas de robótica voltadas a legos mindstorms e arduíno. No período de dois anos, a previsão é atender mais de 100 turmas.

Ainda há vagas para alguns cursos. Inscrições e informações na Biblioteca Municipal, ou pelo 3220-6084.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários