Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Empresários da América Latina conhecem o parque tecnológico de Pato Branco

Empresários do Uruguai, Argentina, Peru, Paraguai, Bolívia e Cuba, reuniram-se na manhã desta terça-feira, dia 05, com o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi. O grupo veio conhecer a experiência e o modelo do projeto de tecnologia de Pato Branco, com o objetivo de reunir subsídios para a instalação de um parque tecnológico em Santa Cruz de La Sierra, segunda maior cidade da Bolívia, como também alinhar futuras parcerias com cidades que detêm a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento.

Pato Branco foi o segundo modelo visitado pelos empresários cuja missão iniciou pelo Parque Tecnológico de Misiones (PTMi), na Argentina, que por sinal é parceiro de Pato Branco no projeto do Parque Binacional. De Pato Branco, o grupo seguiu para Recife (PE) e ainda neste ano partirá para Europa e Ásia.

“Estamos conhecendo modelos de gestão de parques  e projetos  tecnológicos referência, com objetivo de analisar os pontos positivos de cada experiência regional ou mesmo mundial”, comentou Nicolás Caballero, empresário e engenheiro paraguaio que participa da missão.

O parque tecnológico de Santa Cruz de La Sierra está em fase de projeto, mas, de acordo com Nicolás, terá sete áreas prioritárias, dentre elas biotecnologia, nanotecnologia, água, robótica aplicada, bem como tecnologia da informação e comunicação. A iniciativa na Bolívia, que reúne empresários de vários países sul-americanos,  será com investimentos da iniciativa privada.

Sobre Pato Branco, Nicolás disse que a conclusão da sede do parque tecnológico deve impulsionar ainda mais o setor e destacou a organização da cidade.

“Tivemos uma impressão muito positiva da cidade de Pato Branco. Pensamos que era uma cidade de 400 mil habitantes pela infraestrutura e pelo ordenamento territorial. É uma cidade muito boa, com um bom projeto de desenvolvimento para o setor de tecnologia”, analisou.

O prefeito Augustinho Zucchi destacou que a visita de empresários de seis países a Pato Branco, pode abrir novas portas para  investimentos  e cooperação internacional.

“Em Pato Branco trabalhamos para consolidar nosso parque, gerar oportunidades e desenvolvimento com o setor de tecnologia. Essa visita demonstra que o nosso projeto, enquanto Prefeitura, entidades e empresas, tem inovação e desperta a atenção até fora do País, como foi o caso desse grupo.

A visita dos empresários latino-americanos foi acompanhada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho. O grupo ainda visitou empresas de TI e participou de uma reunião com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários