Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Pato Branco é a terceira cidade que mais gera empregos no Paraná

O município de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, é a terceira cidade que mais gera empregos no Estado. Entre janeiro e maio deste ano, foram efetivados 1.376 postos de trabalho formais na cidade. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Com o resultado, Pato Branco lidera na região Sudoeste do Estado.

Atualmente, Pato Branco está atrás somente de Cascavel, com 1.853 empregos gerados e Maringá, com 1.818 postos de trabalho efetivados. Este é o quinto mês consecutivo em que Pato Branco mantém o saldo positivo na geração de empregos. Somente em maio, foram 222 pato-branquenses empregados.

O resultado do Paraná foi impulsionado pela indústria da transformação, que obteve saldo de 11.772 vagas, seguida pelos serviços, com 10.902, e construção civil, com 2.847. No caso de Pato Branco, o desempenho positivo continua sendo, em grande parte, resultado das admissões na indústria e no setor de serviços.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, enaltece o resultado. “Trabalhamos muito para que Pato Branco se torne uma cidade modelo para o Brasil, em todas as áreas. Temos condições para isso, pois contamos com uma gente empreendedora, um município pujante e índices extraordinários”, destaca.

Zucchi ressalta, ainda, que Pato Branco está na contramão da situação nacional, com projetos, planejamento e obras em andamento, mantendo a população unida em prol de um projeto de desenvolvimento. “Ser a terceira cidade que mais gera empregos no Paraná é motivo de orgulho e nos dá condições para continuarmos motivados e trabalhando juntos para que a nossa cidade seja cada vez melhor”, reforçou o prefeito.

Destaque nacional

Com cerca de 80 mil habitantes, Pato Branco é uma das cidades mais desenvolvidas do País. A cidade ocupa o 7º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a Saúde, Educação e geração de emprego e renda. Entre os 5.570 municípios brasileiros, Pato Branco assume a 51ª posição, liderando na região Sudoeste do Paraná.

Além disso, o Município é reconhecido hoje como Cidade Digital pela Rede Cidades Digitais, assim como uma das cidades mais inteligentes do Brasil segundo a Revista Exame. Já no ranking geral da Revista IstoÉ, que relaciona as melhores cidades de médio porte do Brasil, Pato Branco está na 25ª posição. Em 2016, a cidade foi destaque na revista britânica The Economist.

Já em 2017, outro estudo divulgado pela Exame apontou Pato Branco como a 11ª melhor cidade para envelhecer no País e a 1ª no Paraná, devido as ações voltadas à qualidade de vida para os idosos, considerando cidades brasileiras de pequeno e médio porte.

Destaque ainda para a Rede Municipal de Educação, que atingiu a média de 7.1 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) em 2015. Com o resultado, Pato Branco está em 1º lugar no Ideb no Estado do Paraná, considerando as cidades de médio porte, que possuem entre 50 mil e 100 mil habitantes.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários