Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Rede Municipal desenvolve projeto de educação ambiental nas escolas

 

Nesta quarta-feira, dia 09, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Agricultura, realizou o lançamento do Projeto de Educação Ambiental da Rede Municipal. O projeto atende à Lei Municipal nº 4619, de 23 de junho de 2015, que instituiu o Plano Municipal de Educação. Todas as 26 escolas participarão, desenvolvendo atividades sobre o meio ambiente com os alunos dos 1º aos 5º anos. Ao todo, 5 mil alunos participarão.

O encontro contou com a presença dos diretores de todas as escolas da Rede Municipal de Educação de Pato Branco, que repassarão as diretrizes do projeto para os professores trabalharem com os alunos em sala de aula. A secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, realizou a abertura do evento e disse que os projetos desenvolvidos em sala de aula proporcionam a construção do conhecimento dos alunos e mudanças de comportamento nas famílias.

“O tema é de fundamental importância, pois o cuidado com o meio ambiente e a organização de ações de proteção devem ser realizadas por todos os cidadãos e, ao se trabalhar o assunto em sala de aula, nossos alunos se tornam multiplicadores, envolvendo as famílias e a comunidade”, ressaltou a secretária.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura, Jussara Santos Ritzmann, explica que as escolas irão preparar os trabalhos escolhendo um dos três eixos de pesquisa: recursos hídricos, coleta seletiva de lixo ou arborização e paisagismo do Município. “Nós vamos envolver várias instituições parceiras para desenvolvermos os projetos, onde a escola constrói o seu trabalho de acordo com a sua realidade local. Depois, é preciso inscrevê-lo na Secretaria de Educação e Cultura e, por fim, ele será desenvolvido de maio a novembro deste ano”, informou Jussara.

O projeto

O objetivo será elaborar um Projeto de Meio Ambiente na Escola, permitindo o desenvolvimento integral dos educandos, refletindo sobre os conceitos básicos das questões ambientais de forma a oferecer ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras. As equipes da secretaria elaboraram algumas sugestões para os trabalhos, como entrevistas, montagem de produções artísticas e fotográficas, entre outras.

As secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, bem como, o Conselho de Meio Ambiente e as entidades parceiras, colaborarão com dados técnicos e locais para pesquisa, além de visitas técnicas, palestras e recursos para viabilização dos projetos.

As escolas precisam entregar o projeto impresso no Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura até o dia 30 de maio e enviá-lo, no formato digital, para o e-mail: pedagogico@patobranco.pr.gov.br. Entre os meses de junho a outubro, o projeto deverá ser desenvolvido e um evento de apresentação será realizado na escola. Todos os projetos serão apresentados na semana de 5 a 9 de novembro, quando acontecerá um evento específico com a participação de todas as escolas municipais inscritas.

 

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários