Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Rede Municipal de Educação participa da Olimpíada Brasileira de Matemática

Secretaria de Educação possui ações sistemáticas voltadas ao ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas municipais de Pato Branco

 

Em Pato Branco, 615 alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Educação participaram, nesta terça-feira, dia 30, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com o resultado das avaliações, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura poderá identificar possíveis lacunas e implementar ações pedagógicas para aprimorar a construção do conhecimento e ensino da Matemática nas escolas municipais da cidade.

A realização da prova é opcional por parte das escolas. Neste ano, das 26 escolas da Rede Municipal de Pato Branco, 18 participaram do processo. Paralelamente, para avaliar o desempenho dos alunos e projetar os avanços, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura desenvolve, desde 2013, uma avaliação diagnóstica nos meses de maio e outubro, com todos os alunos do 1º ao 5º ano, utilizando-se dos mesmos critérios do INEP/MEC.

A partir da análise dos resultados dessas avaliações, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura encaminha orientações e sugestões de ações para todas as escolas.“No caso da Olimpíada de Matemática, o objetivo é estimular e promover o estudo da Matemática, oportunizando uma análise do desempenho dos alunos numa avaliação externa, subsidiando os professores na recuperação de possíveis lacunas de conteúdos, que se apresentarem defasados na avaliação”, comenta a coordenadora Pedagógica dos 4º e 5º anos da Secretaria Municipal de Educação de Pato Branco, Jusara Aparecida de Oliveira Santos Ritzmann.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, pontua que, outra iniciativa da municipalidade voltada ao ensino e aprendizagem da Matemática, é a formação continuada ofertada, durante todo o ano letivo, com cronograma alternado para atender professores do Ensino Fundamental e também da Educação Infantil, por meio da parceria entre o Município e o curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco.

“A OBMEP oportuniza uma avaliação externa, que contempla conteúdos da disciplina de Matemática, necessários ao desenvolvimento da aprendizagem dos educandos, complementando os trabalhos das avaliações, bem como as formações continuadas, já desenvolvidas pela municipalidade”, avalia a secretária.

Heloí destaca, ainda, que esse acompanhamento integra o conjunto de ações planejadas que, juntas, contribuíram para que a Rede Municipal de Educação de Pato Branco alcançasse o 7.5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Como resultado, o município permanece na liderança no Estado do Paraná, entre as cidades de médio porte, o que já havia sido alcançado em 2015, quando atingiu 7.1. A evolução foi grande, considerando que, em 2013, a média era 6.3. A média nacional, atualmente, é 5.8, sendo que o Paraná alcançou 6.5.

Após as correções das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática, será organizado um evento para certificação dos alunos que se destacarem em suas escolas.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários