Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Rede Municipal de Educação aborda empreendedorismo e protagonismo social em projeto do Sebrae/PR

Desde 2015, a Rede Municipal de Educação de Pato Branco realiza o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que é uma parceria entre a Prefeitura de Pato Branco e o Sebrae/PR. A iniciativa reúne atividades pedagógicas que associam aspectos de cooperação, trabalho em equipe, convívio, empreendedorismo e protagonismo social. Como resultado, as crianças estão promovendo ações significativas nas comunidades onde vivem. Um exemplo foi apresentado na última quarta-feira (31), no evento de socialização do Projeto, promovido pela Escola Rural Municipal Cachoeirinha, na comunidade de Nossa Senhora do Carmo.

Na ocasião, os alunos do 5º ano apresentaram aos pais e visitantes as atividades e lições de empreendedorismo aprendidas durante o Projeto. Os convidados puderam conhecer o resultado dos trabalhos feitos pelos alunos em uma feirinha de final do curso, que apresentou cadernos de receitas decorados, além da comercialização de docinhos de leite em pó, brigadeiros e toalhas de bordado com fita, atividade que também envolveu alunos dos 3º e 4º anos.

Quem estava orgulhosa por apresentar a “Confeitaria JEPP Mão na Massa”, criada pelos alunos do 5º ano, era a aluna Tainara Vanz.  “Gostei muito de aprender sobre poupança, porque eu não sabia que poupar era tão importante. Quero guardar bastante dinheiro, pra conseguir empreender com as toalhinhas de bordado em fita que aprendi a fazer no projeto. Fizemos também cadernos de receitas, docinhos e brigadeiros, foi muito legal. Aprendi as receitas com minha mãe, ela ia dizendo os ingredientes e as instruções e eu ia colocando no caderno. Com tudo o que aprendi, tenho certeza que chegarei ao sexto ano muito preparada”, disse.

A professora Tatiane Cassamareke, que coordenou o Projeto na Escola Rural Municipal Cachoeirinha, destacou as lições de cooperação e trabalho em equipe transmitidas na metodologia do JEPP, que reúne teoria e prática. “As crianças chegam ao Projeto sem uma noção clara do que é uma equipe, com o hábito de trabalhar cada um por si. Logo nas primeiras atividades pedagógicas, o JEPP trabalha muito a cooperação, com brincadeiras lúdicas, para que as crianças aprendam a pensar juntas, chegando juntas ao mesmo objetivo. É uma evolução muito grande para elas, que reflete em vários aspectos das suas vidas”, conta.

Para o diretor da Escola Rural Municipal Cachoeirinha, Pedro Cassamareke, o JEPP oportuniza o protagonismo social das crianças, que desde cedo passam a atuar nas suas comunidades. “Acho muito importante as crianças começarem, desde pequenas, a assumir o protagonismo. Como elas estão no 5º ano e, a partir de 2019, irão para a Rede Estadual, estão vivendo um momento de descobertas e conhecimento, oportunizado pelo Projeto, reflete na formação de cidadãos que contribuirão no futuro das suas comunidades rurais”, destacou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, enaltece que além de aprenderem na prática, as crianças envolvem os pais nas atividades. “O que observamos na Escola Cachoeirinha, assim como nas demais escolas que realizam o JEPP, é que os ensinamentos de cooperação e empreendedorismo chegam aos lares e às famílias. Com isso, contribuímos na formação cidadã das crianças e também para o desenvolvimento da sociedade”, ressalta Heloí.

Em Pato Branco, atualmente, oito escolas municipais participam do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), com os 3º, 4º e 5º anos, o que representa o envolvimento de 290 alunos do Ensino Fundamental.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários