Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Proerd formou mais de 400 alunos da Rede Municipal de Pato Branco

Solenidade foi realizada na noite de sexta-feira (16), no CTG Tarca Nativista

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a Polícia Militar do Paraná e o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), realizaram, na noite da última sexta-feira (16), no CTG Tarca Nativista, a formatura de 446 alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Educação, que participaram das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).  Participaram do evento, além das autoridades e estudantes, pais e padrinhos dos formandos.

O Proerd vem sendo desenvolvido em todas as escolas municipais de Pato Branco, sem interrupção, desde 2018, com o objetivo de prevenir e conscientizar os estudantes, de 9 a 12 anos, sobre o uso de drogas. Essa foi a segunda formatura do projeto neste ano, que contou com a participação de 18 turmas, de nove instituições de ensino: Escola Municipal Alvorada, Escola Municipal Antônio Cadorin, Escola Municipal do Bairro Planalto (Caic), Escola Municipal Gênesis, Escola Municipal Jardim Primavera, Escola Municipal Professora Maria Jurema Ceni, Escola Municipal São João Batista de La Salle, Escola Municipal União, e Escola Municipal Vila Izabel.

As aulas, realizadas nos últimos três meses, foram ministradas pela cabo Elizângela Rodrigues da Silva, da Polícia Militar, e seguem o modelo americano, adaptado à realidade de cada país. Foram dez encontros, com atividades teóricas e práticas, dentro da temática de valorização à vida, prevenção à violência e bullying. Os estudantes ainda foram estimulados a participar de um concurso de redação, sendo que na solenidade de formatura, 18 alunos, um de cada turma, foram premiados.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, salientou que o Proerd conscientizou os alunos para que se tornem resilientes e saibam dizer não às drogas e a qualquer tipo de opressão. “É uma noite muito especial e o sentimento é de gratidão à Polícia Militar, que nos ajudou a formar crianças que confiam em si mesmas, e aos seus pais, que demonstraram o quanto são comprometidos com a educação dos seus filhos”, ressaltou.

A instrutora do Proerd explicou que o programa possibilitou aos estudantes compreender os efeitos e as consequências do uso de drogas e as diferentes maneiras de resistir às pressões e às formas de violência. “O Proerd ensina as crianças a analisarem as situações do seu dia a dia, para a melhor tomada de decisão. Ensina a serem responsáveis e adotarem estratégias de resistência diante da pressão. Sabemos que os alunos que participam deste programa, no futuro, têm menos chances de se envolverem com as drogas”, destacou a cabo Elizangêla Rodrigues da Silva.

Para o vice-prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, que prestigiou a solenidade, a formatura de mais de 400 estudantes no Proerd, demonstra, mais uma vez, que o Brasil tem um futuro brilhante. “É um trabalho maravilhoso, uma semente, que prepara essas crianças para serem pessoas melhores. Esse somatório de esforços me faz acreditar e ter esperança que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Caminho do bem

Para Emily Accorte, de 9 anos, da Escola Municipal Professora Maria Jurema Ceni, o que aprendeu com o Proerd levará para o resto de sua vida. “Aprendi a andar no caminho do bem, a não usar drogas e a ser responsável para tomar decisões corretas. Hoje posso ser uma cidadã mellhor”, salientou.

Jucinéia Costa dos Santos, 25, é mãe de Evelyn Rauany dos Santos, 10, da Escola Municipal Gênesis. Ela destacou que o programa auxiliou muito na educação de sua filha. “É muito importante, é um programa nota 1000. As crianças aprendem a viver, de fato, a respeitar e a se defender. São lições preciosas”, ressaltou.

Até o final do ano, mais 390 alunos, de 11 escolas da Rede Municipal de Educação de Pato Branco, também participarão das atividades do Proerd. As aulas iniciam neste mês e a formatura será realizada no dia 29 de novembro. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas, com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, junto à Prefeitura de Pato Branco, pelo telefone (46) 3220-1557.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários