Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Prefeitura lança livro interativo com textos produzidos por alunos e professores da Rede Municipal

Nesta terça-feira, dia 20, em cerimônia realizada no Largo da Liberdade, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, lançou o livro interativo da 4ª Maratona do Conhecimento – Reencantando o Saber, composto por textos produzidos por alunos e professores dos 4º e 5º anos, a partir de atividades desenvolvidas em 2017, com o tema “Cidades Inteligentes”.

A partir disso, conforme explica a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, os alunos foram estimulados a trabalhar a temática em diversas perspectivas, tais como: meio ambiente, mobilidade urbana, tecnologias comunicacionais, patrimônio histórico e cultural, saúde pública, cidadania, entre outras.

“A Maratona do Conhecimento começou a ser realizada em 2014 e caracteriza-se por ser uma metodologia de trabalho construtivista, que a partir de uma temática base, oportuniza que cada escola desenvolva o seu projeto. Os temas escolhidos acompanham o currículo disciplinar dos 4º e 5º anos. Assim, a construção do conhecimento ocorre de forma cada vez mais significativa e estimulante, tanto para quem ensina, quanto para quem aprende”, enfatiza Heloí.

São 40 textos ao longo das 93 páginas do livro e, todos os textos, possuem QR Codes. Dessa forma, o leitor pode acessar vídeos e materiais complementares, realizando uma leitura interativa, condição que acompanha a utilização dos tablets educacionais do Programa Clique Conhecimento.

“O livro foi trabalhado com a tecnologia de realidade aumentada, então, pode ser lido com auxílio de celular ou tablets, em que, além dos textos, o leitor pode conhecer algumas das atividades realizadas pelas escolas. No QR Code da capa, por exemplo, é possível acessar a versão digital do livro, na íntegra”, destaca Heloí.

A secretária reforça que o livro acompanha as práticas pedagógicas educacionais desenvolvidas pela Rede Municipal de Educação de Pato Branco que, cada vez mais, voltam-se para a inovação. “Este é um livro tecnológico, o produto final da Maratona do Conhecimento 2017. Cada escola selecionou o seu texto. Sendo assim, temos textos e estórias das 26 escolas. Por isso, hoje, as crianças e as escolas estão em festa, pois este livro foi um sonho para todos nós”, salienta Heloí.

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, destacou o caráter inovador das práticas pedagógicas que estão sendo realizadas na Rede Municipal e que vêm contribuindo, significativamente, para a qualidade do ensino público de Pato Branco.  “Hoje, temos tablets nas escolas e aplicativos educacionais que somam-se ao trabalho dos professores, por meio de um programa belíssimo da Secretaria de Educação, que é o Clique Conhecimento e que congrega, também, a Maratona do Conhecimento. A gente vê a diferença nas crianças”, disse.

Zucchi ressaltou, ainda, a representatividade do livro, que será distribuído nas escolas e na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun.  “Reunir esse trabalho dos alunos e dos professores no lançamento de um livro, é um marco histórico para a Rede Municipal de Pato Branco, além de ser um incentivo para que os alunos continuem escrevendo e que possam, cada vez mais, pesquisar, bem como compreender que a busca pelo conhecimento é fundamental. Esse é um dos princípios da escola: transformar realidades e, através do conhecimento, formar cidadãos”, enfatiza o prefeito.

1º lugar no Ideb no Paraná

Zucchi lembrou que o livro, bem como a Maratona do Conhecimento, somam-se às ações que garantiram à Rede Municipal de Educação de Pato Branco a média de 7.5 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) em 2017. Com o resultado, Pato Branco segue em 1º lugar no Ideb no Estado do Paraná, considerando as cidades de médio porte, que possuem entre 50 mil e 100 mil habitantes.

Autores que aprendem e ensinam

Na página 07 do livro está o texto “A Hora da Revolução”, escrito pela professora Rozemari Francisco e pela aluna Letícia Carneiro, da Escola Municipal Alvorada. “Para nós, enquanto Escola, foi uma experiência única termos o privilégio de participar da Maratona do Conhecimento e ver o resultado, da maneira como ocorreu, com a publicação dos textos feitos pelos alunos. Acompanhamos, através  dessa metodologia, a empolgação dos alunos que querem sempre estar desenvolvendo algo novo, motivados, devido ao conjunto de oportunidades ofertadas”, comenta a professora Rozemari.

Para ela, que morou no Alvorada durante 30 anos e leciona na Escola Municipal do Bairro há 18 anos, presenciar as atitudes cidadãs dos alunos, dentro e fora da Escola, é gratificante. “Vivenciamos atitudes diferenciadas dos alunos, que sabem que precisam cuidar não somente da escola, mas também de casa, da rua e, com isso, percebemos o Bairro mais limpo, pois os alunos possuem outra visão, adquirem uma conscientização através do projeto e, isso, também chega às famílias”, avalia.

A aluna da Escola Municipal Alvorada, Letícia Carneiro, 11 anos, que estava no 4º ano em 2017 e, atualmente, está no 5º ano, orgulha-se da publicação que compõe o livro da 4ª Maratona do Conhecimento. “Me inspirei na nossa cidade para escrever, pois quero que Pato Branco, futuramente, seja como Curitiba ou São Paulo, mas sem poluição, o que será muito bom para que a cidade possa evoluir. Nossa cidade é uma Cidade Inteligente, é umas melhores cidades do Brasil, tem um povo muito bom. A tecnologia está nos ajudando nesse sentido, também nos permite aprender muitas coisas, assim como os tablets, que nos ajudam a conhecer coisas novas e a pensar na cidade que queremos para o futuro”, conta.

Novas obras de saúde e sanidade animal

Na ocasião, ainda, o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, assinou a ordem de serviço para execução de três novas obras, ligadas às áreas da saúde pública e sanidade animal: Construção da Unidade de Controle de Zoonoses; Construção de Unidade de Isolamento de Animais; Reforma da sede da Vigilância Sanitária. No total, para execução das três obras, serão investidos mais de R$ 1.200.000,00, entre recursos do Município e do Governo do Estado.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários