Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Nova etapa de formação para a Rede Municipal de Educação  

Nesta semana, na segunda e na terça-feira, dias 24 e 25, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu mais uma etapa de formação continuada para os profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação. Foram realizadas atividades em grupos e direcionadas, visando o replanejamento de atividades para o segundo semestre do ano letivo. O encontro contou com a participação de toda a equipe escolar, diretores, professores, auxiliares, zeladores e merendeiras.

Na segunda-feira, dia 24, pela manhã, a programação aconteceu no Teatro Municipal Naura Rigon. A abertura contou com uma apresentação teatral produzida pelo Departamento Municipal de Cultura. Em seguida, foi realizada uma palestra com o tema: “Cidades Inteligentes”, ministrada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, que, recentemente, esteve participando de uma missão internacional em Hong Kong, na China, visitando universidades, parques tecnológicos e participando da Rise, a maior conferência de tecnologia da Ásia. Em sua fala, Géri abordou novidades que auxiliarão os professores na execução das atividades da Maratona do Conhecimento que, este ano, também tem como tema as chamadas “cidades inteligentes”, tendo em vista que Pato Branco é considerada uma delas.

Na sequência, houve uma mesa redonda com o tema: “A contribuição da leitura para a qualidade de vida pessoal e profissional”, que contou com a participação de Claudio Müller, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (Fadep), abordando a leitura e a qualidade de vida aliadas à cumplicidade entre pais e filhos. A professora Edriane Chaves falou, na ocasião, sobre o papel da escola na base de formação de leitores. A diretora do Departamento Municipal de Cultura de Pato Branco, Eliane Gauze, abordou a importância das bibliotecas na formação de leitores reflexivos e críticos. A mesa redonda entre os profissionais foi mediada pelo comunicador, Ari Inácio de Lima.

Na terça-feira, dia 25, as atividades de formação continuada foram realizadas na Escola Municipal Rocha Pombo e envolveram os professores conforme a área de atuação dos mesmos, sendo divididas em: Pré 1 e 2;  1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos; Educação Especial; Tempo Integral; e professores de Educação Física.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, explica que a formação pretendeu contemplar vários aspectos da vida escolar. “Organizamos uma programação variada, pensando em oportunizar uma troca de vivências e uma atualização de conhecimentos, auxiliando os profissionais no replanejamento das atividades para o próximo semestre”, disse a secretária.

Para a diretora da Escola Municipal Gênesis, Renata Menetrier, a formação é sempre um momento valioso de planejamento. “Trocamos experiências com os outros profissionais, de escolas com outras realidades, que podem contribuir para os nossos trabalhos. Isso reflete diretamente nos alunos, que terão novos conhecimentos e atividades em sala de aula”, explicou.

O diretor da Escola Municipal Gralha Azul, Flávio Krassota avaliou a oportunidade como fundamental, também, para os profissionais da educação reavaliarem suas práticas. “Os alunos são bastante heterogêneos e os professores absorvem isso. A formação propicia um tempo de reflexão sobre mudança de atitudes, ou seja, um novo olhar sobre os trabalhos realizados no dia a dia, resultando em novos estímulos para os alunos aprenderem”, afirma o diretor.

Mais formação

As atividades com as professoras da rede municipal encerraram esta etapa da formação continuada, que iniciou nos dias 11 e 12 de julho, quando a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Departamento de Educação Infantil, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), ofertaram capacitações para os profissionais que atuam na Educação Infantil: professores, merendeiras, coordenadores, diretores, estagiários, auxiliares e zeladores.

Ainda na programação voltada à Rede Municipal, nos dias 11 e 18 de julho, as merendeiras que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas também receberam nova etapa de capacitação, realizada em parceria com o curso de Gastronomia da Faculdade de Pato Branco (Fadep). A oficina teve por objetivo trabalhar novas receitas que serão incluídas ao cardápio dos mais de 8 mil alunos que estudam na Rede Municipal de Educação de Pato Branco, nas 26 escolas e nos 23 CMEIs.

Nesta quarta-feira, dia 26, os alunos da rede municipal retornaram às aulas para o segundo semestre do calendário escolar 2017, que encerrará no dia 13 de dezembro.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários