Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município promove formação para a Rede Municipal de Educação

Haverá atividades em grupos e segmentadas, todas visando o replanejamento de atividades para o segundo semestre do ano letivo

 

Na próxima semana, o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação, promoverá mais uma etapa de formação continuada para os profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação. Na segunda-feira, dia 24, pela manhã, a programação será realizada no Teatro Municipal Naura Rigon. Na terça-feira, dia 25, à tarde, na Escola Municipal Rocha Pombo.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, explica que a formação segue a programação que consta no calendário escolar. “Será um momento de replanejamento de atividades para o próximo semestre. Teremos um cronograma de atividades que envolvem toda a comunidade escolar, diretores, professores, auxiliares, zeladores e merendeiras”, contou Heloí.

No primeiro dia da formação (24/07), os professores serão recepcionados, às 08h, no Teatro Naura Rigon, com uma apresentação teatral produzida pelo Departamento Municipal de Cultura. Em seguida, às 08h30, será realizada uma palestra com o tema: “Cidades Inteligentes”, ministrada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, que, recentemente, esteve participando de uma missão internacional em Hong Kong, na China, visitando universidades, parques tecnológicos e participando da Rise, a maior conferência de tecnologia da Ásia. Em sua fala, Géri explanará novidades que auxiliarão os professores na execução das atividades da Maratona do Conhecimento que, este ano, também tem como tema as chamadas “cidades inteligentes”, tendo em vista que Pato Branco é considerada uma delas.

A seguir, a partir das 10h, será realizada uma mesa redonda com o tema: “A contribuição da leitura para a qualidade de vida pessoal e profissional”, que contará com a participação de Claudio Müller, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (Fadep), que abordará a leitura e a qualidade de vida aliadas à cumplicidade entre pais e filhos. A professora Edriane Chaves falará, na ocasião, sobre o papel da escola na base de formação de leitores. A diretora do Departamento Municipal de Cultura de Pato Branco, Eliane Gauze, abordará a importância das bibliotecas na formação de leitores reflexivos e críticos. A mesa redonda entre os profissionais será mediada pelo comunicador, Ari Inácio de Lima.

A programação será voltada a toda a equipe escolar e, de acordo com Heloí, contemplará diversos aspectos. “Queremos oportunizar um momento de reflexão, integração e interação entre os presentes, no intuito de motivar a todos os envolvidos para que se dediquem à leitura, o que beneficiará a cada um e estimulará as crianças a fazerem o mesmo”, avalia a secretária de Educação e Cultura.

As atividades na terça-feira (25/07), segundo dia da programação, que acontecerão na Escola Municipal Rocha Pombo, serão voltadas apenas para os professores e serão segmentadas conforme a área de atuação dos mesmos, sendo divididas em: Pré 1 e 2;  1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos; Educação Especial; Tempo Integral; e professores de Educação Física.

Mais formação

Nos dias 11 e 12 de julho, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Departamento de Educação Infantil, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), realizou uma nova etapa de formação continuada para profissionais que atuam na Educação Infantil: professores, merendeiras, coordenadores, diretores, estagiários, auxiliares e zeladores.

Ainda na programação voltada à Rede Municipal, nos dias 11 e 18 de julho, as merendeiras que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas escolas também receberam nova etapa de capacitação, realizada em parceria com o curso de Gastronomia da Faculdade de Pato Branco (Fadep). A oficina teve por objetivo trabalhar novas receitas que serão incluídas ao cardápio dos mais de 8 mil alunos que estudam na Rede Municipal de Educação de Pato Branco, nas 26 escolas e nos 23 CMEIs.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários