Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município promove Formação de Gestores

 

O Município de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciou na manhã desta sexta-feira, dia 05, uma formação voltada a diretores das Escolas Municipais do Ensino Fundamental e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) autônomos, que tem como objetivo promover uma gestão educacional com foco na aprendizagem. Serão 100 horas de formação, em três módulos que serão divididos em momentos presenciais e atividades on-line, realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Rede Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirma que o intuito do programa é promover uma gestão escolar cada vez mais qualificada, atendendo as necessidades e especificidades de cada escola e CMEI. “Cada escola é diferente, tem as suas características e está inserida em um contexto específico, constituído pelo seu entorno e pelas famílias que ela atende. A gestão escolar deve estar voltada a essa especificidade, aos anseios, potencialidades e às dificuldades que aquelas crianças têm. Diante disso, os projetos pedagógicos devem otimizar e vencer eventuais limitações na aprendizagem dessas crianças, bem como as dificuldades existentes em cada bairro”, comenta Heloí.

Renata Scheleder, diretora da Escola Municipal Vila Isabel, está iniciando seu primeiro ano enquanto diretora e avaliou a formação como uma oportunidade de alcançar a sintonia entre as escolas. “Acredito que cada escola possui suas particularidades, tanto em questão de estrutura quanto em alunos e professores que devem ser trabalhadas, porém, com a formação, estaremos promovendo os mesmos conteúdos, alinhando discursos e compartilhando conhecimentos”, afirmou ela.

Para a diretora da Escola Municipal Udir Cantu, Cristiane Albani Girolonetto, a formação contribuirá para revisar o trabalho já realizado. “Estou iniciando meu quarto ano como diretora, e acredito que o aprendizado será muito útil para promovermos novas abordagens na gestão da Escola e conseguirmos dar um direcionamento mais eficaz na educação de nossos alunos”, afirmou ela.

Formação com planejamento

No primeiro dia da formação, a responsável pelo Setor de Elaboração de Materiais, Graziela Scopel Borges realizou a apresentação do Programa de Formação de Gestores. “A Formação terá o total de 100 horas, destas, 40 horas serão com aulas presenciais, sendo um encontro por mês, 20 horas serão via EaD, através da plataforma Moodle e 40 horas serão de planejamento dentro das escolas”, explicou ela.

A Formação contará com parcerias entre as secretarias e entre outras instituições, visando oportunizar a troca de conhecimentos e um melhor preparo dos gestores. Entre os conteúdos abordados, haverá legislação educacional, noções de contabilidade, gestão e liderança, mediação de conflitos, comunicação assertiva e comunicação institucional, entre outras.

As parcerias serão com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Ministério Público do Estado do Paraná, Núcleo Regional de Educação e Conselho Tutelar de Pato Branco. Os encontros, neste primeiro momento, serão realizados até o mês de dezembro, de 2017.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários