Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município promove formação continuada para profissionais da Educação

Durante o recesso escolar dos alunos, os profissionais da Rede Municipal de Educação do Município participaram de formações continuadas, promovidas pela Secretara Municipal de Educação e Cultura. A programação foi organizada com atividades para zeladoras, serventes, merendeiras e professores, com conteúdos específicos. Nesta quarta-feira, dia 25, encerrando a programação, os professores participaram de uma formação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, afirma que as atividades contemplam o cronograma da Secretaria. “Ao proporcionar a Formação Continuada a diversos segmentos de profissionais que atuam na Secretaria de Educação, esta cumpre com requisitos legais e atuais – legais, pelo disposto na legislação própria; atuais, pelas exigências dos tempos em que vivemos, com mudanças e transformações em todos os setores da vida em sociedade, na qual a Escola ocupa lugar importante. Quem trabalha com crianças, precisa atualizar-se e motivar-se para que o dia a dia seja uma constante oportunidade de desenvolvimento para as crianças da Rede Municipal de Educação”, explicou.

A formação sobre a BNCC foi ministrada pela professora Sueli Comar, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Para ela, o foco deve estar na formação humanizada dos alunos. “Acredito que a BNCC irá tirar os professores da zona de conforto, fazendo com que eles repensem se os dados obtidos nas avaliações realmente mensura o quanto o aluno aprendeu. O acompanhamento deve ser a longo prazo, pois só assim será possível avaliar mais completamente a evolução dos alunos, lembrando que a educação é um processo humanizador, ou seja, o aluno precisa entender o contexto onde está inserido e lutar por melhorias das políticas públicas, transformando realidades”, ressaltou a professora.

A professora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Fraron, Andréia Costa de Assis, contou que a formação contribuiu para a atualização pedagógica voltada à construção de conhecimentos. “É preciso pensar na formação integral de nossos alunos, aliando conteúdos e disciplinas, valorizando o aprendizado de nossos alunos de acordo com as potencialidades de cada um. A formação está sendo muito importante porque precisamos trabalhar com uma nova proposta e essas informações irão complementar nossa experiência”, disse ela.

Nesta sexta-feira, dia 27 de julho, os alunos da Rede Municipal de Educação de Pato Branco retornarão às aulas, após o período de recesso realizado de 16 a 26 de julho, que contemplou o Ensino Fundamental, a Pré-Escola I (4 anos) e a Pré-Escola II (5 anos). O atendimento às crianças de até 3 anos e onze meses, da Educação Infantil, seguiu normalmente neste período. O segundo semestre do calendário escolar de 2018, encerrará no dia 21 de dezembro.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários