Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município promove atividades para alunos do Tempo Integral

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu nesta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16, mais uma edição do “Brincando também se aprende”. O evento contou com a participação de cerca de 2.220 alunos, do pré ao 5º ano, que frequentam as oficinas do Tempo Integral. No encontro, eles participaram de diversas atividades recreativas e pedagógicas, visando a diversão, o conhecimento e a socialização entre as crianças.

Foram realizadas atividades nos dois pavilhões do Centro de Eventos, entre elas: brinquedos infláveis, camas elásticas, jogos gigantes, atividades recreativas e pedagógicas coordenadas pelas equipes do SESC – parceiros do projeto Futuro Integral, distribuição de pipoca e algodão doce, pintura de rosto, pintura com tinta guache no papel de rolo, games, música, entre outras. A novidade deste ano foi o Palhaço Zucca, que organizou brincadeiras especiais para as crianças.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, a ludicidade faz parte da vida do ser humano, promove o prazer e, por isso, contribui para o desenvolvimento das crianças. “A escola precisa fazer do lúdico, da brincadeira, um instrumento pedagógico, humanizando o ensino e a aprendizagem, tornando agradável e mais eficiente o processo de aprender não só conteúdos, mas também valores, princípios que acompanharão a criança pela vida afora”, avaliou a secretária.

Para a coordenadora do Projeto AABB Comunidade, Silvia dos Santos, o encontro colabora no desenvolvimento pleno das crianças. “A proposta é interessante, pois reúne, no mesmo espaço, diversas atividades e oportuniza que o conhecimento seja construído a partir de propostas diferentes, favorecendo a integração e o convívio com alunos de outras escolas, que vivem realidades diferentes”, explicou Silvia.

Os alunos da Escola Municipal Maria Jurema Ceni, Rebeca Colbani Schmeing, 7 anos, aluna do 2º ano e Matheus Ferronato, 11 anos, aluno do 5º ano, participaram de todas as atividades e contaram que gostaram de ter um momento diferente da rotina. “Achei muito legal ter um dia assim e poder brincar em todos esses brinquedos”, falou Rebeca.

“Além de aprendermos brincando, podemos nos divertir com nossos colegas e amigos e, ainda, encontrar os nossos amigos que estudam em outras escolas” contou Matheus.

Tempo Integral

Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Pato Branco oferece 18 oficinas, que acontecem nas escolas de acordo com a demanda e disponibilidade de cada instituição, sendo elas: acompanhamento pedagógico, recreação, inglês, literatura, recreação, esportes, taekwondo, dança/circo, musicalização, robótica, informática, baliza, educação ambiental, horta e jardim, artesanato, desenho, xadrez e teatro.

Mais informações referentes ao encontro e sobre as oficinas do Tempo Integral podem ser obtidas na Secretaria de Educação e Cultura, junto à Prefeitura de Pato Branco, ou pelo telefone 3220-1557.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários