Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município nova etapa da capacitação para a Educação Infantil  

Professores, equipe administrativa, estagiários, zeladoras, auxiliares e merendeiras tiveram dois dias de qualificação

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Departamento de Educação Infantil, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e com a Faculdade de Pato Branco (Fadep), realizou conforme calendário escolar, uma nova etapa de formação continuada para profissionais que atuam na Educação Infantil, voltada a toda equipe que compõe os 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs): professores, merendeiras, coordenadores, diretores, estagiários, auxiliares e zeladores. As equipes foram divididas e as formações ocorreram nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12.

As merendeiras, por meio da parceria com o curso de Gastronomia da Fadep, estiveram no Laboratório de Gastronomia da instituição e receberam capacitação sobre o preparo de alimentos que recebem na merenda, oriundos da agricultura familiar. Foi abordado, também, o preparo de sopas, caldos, molhos, papinhas e a utilização de temperos.

O restante das equipes esteve no Teatro Municipal Naura Rigon onde, pela parceria com o Sesc, participaram das palestras: “Amar e cuidar em cada fase do desenvolvimento infantil”, “Salas ambientes e espaços pedagógicos”, “Literatura na educação infantil” e “Musicalizar na educação infantil”.

A secretária de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, explicou que o objetivo das formações foi oferecer um momento de reflexão. “Esse momento é, para nós, enquanto educadores, uma oportunidade de analisarmos nosso trabalho e decidirmos qual profissional queremos ser, pois as crianças se espelham muito nos educadores. Temos participação na formação do caráter e dos valores das crianças, principalmente nas séries iniciais. Por isso, precisamos estar buscando a atualização de conteúdos e de metodologias continuamente, trabalhando com dedicação e carinho”, ressaltou Heloí.

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Município de Pato Branco, Juliane Cadorin, as capacitações são fundamentais. “As crianças mudam constantemente, sempre com novas necessidades, por isso os professores precisam acompanhar essas demandas. Lembrando que, na Educação Infantil, toda a equipe dos CMEIs atua na formação e no cuidado das crianças, por isso todos precisam participar das capacitações”, afirmou Juliane.

A chefe do setor de Alimentação Escolar do Município, Franciele Cristina Ciechowicz, organizou a formação das merendeiras. “Queremos oferecer informações sobre boas práticas e manipulação de alimentos, bem como uma atualização das receitas que estão sendo feitas nas unidades”, disse Franciele, lembrando que na quarta-feira, dia 12, as merendeiras participaram da capacitação ofertada no Teatro Naura Rigon. Além disso, no dia 18 de julho, será a vez das merendeiras das escolas participarem da formação.

A coordenadora dos cursos de Gastronomia e de Nutrição da Fadep, Flávia Gnoatto, avalia a parceria. “Para os acadêmicos, é uma oportunidade para repassarem o aprendizado à comunidade. Para as merendeiras, é uma maneira de aprenderem novas receitas, todas adaptadas para os alimentos que elas recebem da agricultura familiar para a merenda escolar”, explicou.

Além do preparo do cardápio de inverno, utilizando alimentos como milho, abóbora e mandioca, também foram abordadas técnicas de manipulação dos mesmos. A merendeira Juliana Ratko, que atua no CMEI Parque do Som, afirmou que a capacitação serviu para uma atualização de conteúdos. “Foi uma ótima experiência, pois aprendemos novas receitas, agregando sabor aos alimentos para fazermos um cardápio diferenciado para as crianças”, contou Juliana.

Cadastro de vagas on-line

Atualmente, cerca de três mil crianças estão matriculadas nos 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Pato Branco. Para organizar a busca por vagas, a Secretaria de Educação e Cultura lançou uma página na Internet para cadastro on-line (https://cadastrocmei.patobranco.pr.gov.br), onde os pais podem cadastrar seus filhos para as unidades de educação disponibilizadas pelo Município. Assim que a vaga é aberta, o pai recebe um e-mail avisando-o.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários