Website oficial do Município de Pato Branco

Notícia

Município de Pato Branco realizará consulta pública para escolha dos diretores e coordenadores

Das 40 unidades escolares municipais, 35 participarão da consulta pública para composição da Lista Tríplice

 

O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizará processo para consulta pública para composição da Lista Tríplice de professores e professoras, interessados em ocupar a função de diretor (a) das Escolas Municipais e coordenador (a) dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A consulta, que acontece a cada dois anos, será realizada no dia 07 de dezembro e poderão participar as unidades escolares com mais de 80 alunos matriculados e frequentes.

A escolha da Lista Tríplice, mediante consulta pública, foi estabelecida pela lei 4.893/2016, onde consta que cada unidade de ensino realizará a votação e escolherá três possíveis representantes, dos quais, um será nomeado pelo prefeito Augustinho Zucchi. Nela, também fica estabelecido que quem tem direito ao voto são os professores, servidores e um responsável por aluno. Independente do número de filhos que frequentem a mesma instituição, cada família tem direito a apenas um voto.

Das 40 unidades escolares da Rede Pública que Pato Branco oferece, apenas cinco não preenchem o requisito do número de alunos e não poderão participar do pleito: Escola Municipal Cachoeirinha, Escola Municipal Passo da Ilha, Escola Municipal Sede Dom Carlos, CMEI Adele Guerra e CMEI Raio de Sol, todas as demais irão participar da consulta pública, que será realizada em cada uma das unidades.

A lista de candidatos será publicada em edital do dia 29 de novembro e divulgada nas unidades, a partir do dia 30 de novembro. O resultado da composição da lista tríplice será divulgado no dia 08 de dezembro e a nomeação de um dos escolhidos entre os três mais votados por unidade, será realizada posteriormente.

Ainda de acordo com lei 4.893/2016, nos locais onde não há o número mínimo de alunos, os diretores e coordenadores deverão ser nomeados pelo executivo, bem como, nas unidades onde não houver o número mínimo de interessados em compor a lista tríplice.

De acordo com a secretária Municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, o processo é necessário para a renovação. “Uma das exigências é que o candidato apresente um plano de trabalho, que será divulgado para a comunidade escolar. Com isso, queremos garantir a gestão democrática das unidades escolares”, afirmou Heloí.

Mais informações sobre a consulta pública podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, junto à Prefeitura de Pato Branco, ou pelo telefone (46) 3220-1557.

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ainda não existem comentários